MemoServ

Versão 1.1.0


Última tradução feita por Master_of_Chaos em 2013-09-05

Última revisão feita por Documetations Team () em 2018-02-19

Originalmente escrito por LadyDana () em 2000-10-10

Por favor dirige quaisquer comentários ou feedback acerca deste documento (apenas! não envies solicitações de ajuda!) a docs@dal.net. Se necessitares de ajuda em relação a temas não cobertos por este documento, por favor vê a seguinte informação http://help.dal.net.

Introdução

A DALnet distingue-se por ser a maior rede de IRC com serviços. Foi de facto a primeira a ter implementado com sucesso ****Serv serviços para os seus utilizadores em 1994. Os mais comuns a serem usados são NickServ, ChanServ e MemoServ. Este documento extenderá-se pelos comandos de MemoServ disponíveis para ti, fornecendo a sintax e exemplos. Também dar-te-á alguns pontos sobre os quais consideramos ser abuso de serviços (em relação ao MemoServ) e como reportar este tipo de abuso.

Podes encontrar uma lista completa dos comandos dos Serviços da DALnet em http://www.dal.net/services. Perguntas adicionais sobre serviços dever-se-ão fazer em algum dos canais de ajuda oficiais da DALnet: #DALnetHelp, #Help ou #IRCHelp.

Ao longo deste documento, o comando /memoserv será usado para interagir com MemoServ. É possível que o teu cliente de IRC possa não suportar este comando. Se esse for o caso, então sugerimos que tentes com /msg memoserv@services.dal.net ou /quote memoserv no seu lugar.

Conteúdo

1 · Requisitos

Existem alguns requisitos básicos antes que um utilizador seja capaz de enviar ou receber memos usando o MemoServ na DALnet. Aqui está uma lista dos mais importantes entre eles:

Tanto quem envia como quem recebe o memo, devem ter nicks registados. O que envia tem de estar a utilizar um nick registado no momento do envio. Quem recebe só é capaz de ler os memos quando estiverem a utilizar o nick para o qual o memo foi enviado.

Uma mensagem enviada através do MemoServ, não pode ter mais do que 255 caracteres. Tem em conta que um memo é suposto ser apenas isso - uma mensagem curto que se envia como uma nota a alguém. Se quiseres deixar mensagens maiores então sugerimos que consigas o endereço de email da pessoa e que lhe escrevas por esse meio no futuro. É claro possível dividar uma mensagem através de vários memos. No entanto, mais de 2 memos seguidos devem substituir-se realmente por um email.

Enquanto que o sistema de memos é uma característica util de que a maioria dos utilizadores aproveitam, existem outros que como entendemos não desejam ser incomodados por memos a toda a hora. Daí, a DALnet tem uma opção que permite ao dono desligar a habilidade de receber memos dum certo nick. Se este opção estiver activada num nick, então não serás capaz de enviar memos para esse nick. Esta característica será coberta em detalhes mais adiante neste documento.

Existem outros requisitos para enviar um memo, no entanto, eles são mais específicos aos comandos utilizados e daí só serem cobertos nos comandos afectados.

2 · Enviar Memos

Existem três tipos de memos. Memos pessoais, memos de canal e memos globais. Os memos globais também são conhecidos como MemoServ NEWS (Notícias da DALnet) e só podem ser enviados pela Administração da DALnet. Esta característica será coberta mais tarde neste documento.

Os memos pessoais são dirigidos unicamente a ti, enquanto que os memos de canal são dirigidos aos Ops or SOps dum dado canal. Quando envia-se um memo de canal, o memo será automaticamente duplicado e enviado a todos os nicks na lista de AOp/SOp/Manager do canal.

O envio de memos pessoais é feito através do seguinte comando:

/memoserv send nick mensagem

Exemplo:

/memoserv send AmoOsDoces Não estarei aqui hoje à noite, vejo-te amanhã!

Onde "AmoOsDoces" é a pessoa para a qual estou a enviar este memo.

Os memos de canal funcionam com base no mesmo princípio. No entanto, não é qualquer pessoa que pode enviar um memo de canal. Quando o canal é registado no início, o nível de acesso default para enviar memos de canal é colocado em AOp. Isto significa que apenas AOps, SOps, Manager e o Fundador o podem fazer. No entanto, em muitos casos, o Fundador escolheu restringir esta habilidade a SOps, Manager apenas ou a eles próprios apenas. Nesses casos, apenas os SOps, Managers do canal ou o Fundador do canal podem enviar memos a todo o canal.

/memoserv send #canal mensagem

Por exemplo:

/memoserv send #AmantesDeDoces Olá a todos! Não estarei por cá nos próximos 10 dias, se tiverem algum problema falem com algum dos sops.

O anterior será enviado a todos os nicks registados nas listas de AOp e SOp do canal. Se desejares enviar um memo apenas aos SOps do canal, então deverás utilizar o seguinte comando:

/memoserv sendsop #canal mensagem

Exemplo:

/memoserv sendsop #AmantesDeDoces O que pensam em relação a dar aop à SenhoraDoDoce? Ela tem vindo muitas vezes ultimamente...

Pensa bem antes de enviares memos de canal. Se isto for um assunto que não diz respeito a todos, então podes considerar enviar um memo a essas pessoas em vez disso. Tem em mente que há pessoas que não gostam de receber muitos memos, especialmente se a maior parte da informação é inútil para elas. Podes enviar um total de 5 memos a uma pessoa. O MemoServ negar-te-á quaisquer outras tentativas a não ser que o receptor tenha primeiro eliminado alguns dos memos anteriores.

Cada memo que envies não pode exceder o limite de 255 caracteres. Se excedes o limite, MemoServ responder-te-á dizendo quantos caracteres deverás reduzir. Abaixo temos um exemplo, digamos que eu envio um memo de 288 caracteres a alguém. O MemoServ dir-me-á então que devo reduzir o tamanho do memo em 33 caracteres antes que possa enviá-lo.

-MemoServ- Memos can be no longer than 255 characters. Your memo was 288 characters long. Please shorten it by 33 characters.

3 · Ler Memos

Quando usas o teu nick pela primeira vez, o MemoServ avisar-te-á se há memos para ti.

-MemoServ- You have 1 new memo. To list them, use: /msg MemoServ@services.dal.net list

Isto leva-nos directamente ao comando seguinte. Como o nome o implica, o comando MemoServ LIST permite-te listar os memos enviados ao teu nick. Permite-te ver o nick de quem enviou, o seu número, a hora em que foi enviado e o status actual do memo (novo, lido ou marcado como eliminado).

/memoserv list

O MemoServ LIST apenas mostrar-te-á os primeiros 20 memos. Se quiseres ver os memos restantes, terás de eliminar alguns memos antes de poderes ver o resto. Também podes usar a opção STARTPOINT para ler os memos restantes. Por exemplo, se quiseres listar os teus memos a começar no número 5, usarás:

/memoserv list 5

Isto listará os mesmos desde o Memo 5 até ao Memo 25. A opção STARTPOINT é útil se tiveres estado ausente por um tempo e recebeste muitos memos.

O comando READ (ler) necessita ser usado para poder ver o conteúdo dum memo. A sintaxe é:

/memoserv read número de memo

Como foi mensionado anteriormente, o número do memo é mostrado como output do comando MemoServ LIST. Exemplo:

/memoserv read 1

Se tiveres recebido mais do que um memo, então também é possíve ler vários ao mesmo tempo. Por exemplo:

/memoserv read 1,2,3

ou

/memoserv read 1,3,5

Nota: Todos os memos serão eliminados após 30 dias, independentemente de terem sido lidos ou não. Só se pode armazenar um total de 50 memos para um nick ao mesmo tempo.

4 · Eliminar Memos

Uma vez que tenhas lido um memo e já não tens necessidade dele, podes-o eliminar. Eliminar um memo é feito de facto em dois passos. Primeiro é marcado como eliminado e depois será purgado.

O comando DEL permite-te marcar um ou vários memos para serem eliminados. Marcar un memo como eliminado ainda permite-te vê-lo até que seja purgado. A sintaxe do comando DEL é:

/memoserv del número(s) de memo

Por exemplo:

/memoserv del 1
/memoserv del 1,2,3
/memoserv del 1,3,5

Como podes ver, o comando DEL funciona de forma muito semelhante ao comando READ. Porem possui uma opção que READ não tem:

/memoserv del all

A opção ALL marcará todos os memos como eliminados e também os purgará. Una vez usado este comando, não existe forma de voltar atrás. Os memos deixarão de estar armazenados em parte alguma.

Um memo pode também ser purgado de outras duas formas. Todos os memos marcados como eliminados, são purgados no momento em que deixas de usar o teu nick. Também podes dizer manualmente ao MemoServ que purgue os teus memos eliminados com o comando PURGE.

/memoserv purge

Uma vez mais, uma vez que um memo serja purgado, deixa de estar disponível. Por isso, usa este comando com cuidado.

5 · Ignorando o Memos

Agora, os usuários podem impedir que usuários / máscaras específicos enviem-lhes memorandos.

A sintaxe é:

/memoserv ignore add nick or mask
/memoserv ignore del nick or mask
/memoserv ignore wipe
/memoserv ignore list

O primeiro comando permite que você adicione um nick ou uma máscara à sua lista de ignorar notas. Que o usuário ou os usuários não serão capazes de enviar memos mais.

O segundo comando permite que você exclua nicks ou máscaras de sua lista de ignorados.

O terceiro comando permite limpar completamente a lista de ignorados. Todos os nicks ou máscaras estão sendo excluídos, e todos podem memorizar novamente.

O quarto comando permite aos usuários verificar as entradas da lista de ignorados.

A lista de ignorados pode conter até 50 entradas. Os memorandos de canal estão sendo ignorados, também, se a pessoa que está enviando esse memorando de canal estiver em sua lista de ignorados..

6 · Re-Direccionar Memos

Se acontecer teres um nick secundário, então é possível que desejes que todos os teus memos vão para os nicks primários. Desta forma, não tens constantemente de mudar de nick para ler os memos. É para isso que serve a opção FORWARD. Ela diz ao MemoServ que automaticamente re-direccione todos os memos enviados a um nick para outro nick.

A sintaxe é:

/memoserv forward
/memoserv forward -
/memoserv forward nick password

O primeiro comando permite verificar se já tens o re-direccionamento activado para o teu nick actual.

O segundo comando desactiva o re-direccionamento para o teu nick actual.

O terceiro comando re-encaminhará os memos do teu nick actual para NICK. Tens de saber a senha do nick para o qual queres re-encaminhar os memos.

7 · Notícias de MemoServ

MemoServ NEWS são notícias enviadas pela Administração da DALnet para informar os seus utilizadores de alterações importantes relacionadas com os serviços. Também conhecem-se como memos globales.

Como o implica o nome, os memos globais são enviados para todos os nicks registados numa rede, independentemente das opções FORWARD ou NOMEMO estejam ou não activadas. Sobrepõem-se a essas opções.

Podes usar o comando /memoserv news para ler um artigo de notícias. Depois de o leres, o artigo de notícias eleminar-se-á automaticamente. Se não o leres, o MemoServ simplemente continuar-te-á a lembrar-te dele até que fiques farto da insistência e o irás ler simplesmente para te veres livre disso. ;-)

Devido a isto, os artigos NEWS do MemoServ são relativamente raros e são enviados unicamente para assuntos muito importantes. Os artigos anteriores estão disponíveis em: http://www.dal.net/news.

8 · Opção NOMEMO

Ao contrário dos outros comandos, a opção NOMEMO e colocada através do NickServ e não do MemoServ. É considerado como sendo uma característica específica de nick e por isso é um subconjunto dos comandos SET do NickServ.

O comando é muito fácil de lembrar. Tens duas possibilidades:

/nickserv set nomemo on
/nickserv set nomemo off

Isso activará (on) ou desactivará (off) a opção de NOMEMO respectivamente. Tem em conta que a opção NOMEMO sobrepõe-se à opção de FORWARD. É possível ter-se um nick re-direccionado mesmo quando NOMEMO esta activado, mas os memos são serão re-direccionados e serão recusados imediatamente.

É importante identificar o teu nick antes de usares os comandos de NOMEMO. Doutra forma, As alterações feitas não se produzirão com sucesso. :) Podes identificar o teu nick com /identify password ou /quote identify password entre outros.

9 · Abuso

Como em tudo, enviar memos requer recursos valiosos da DALnet. A rede DALnet não tolera qualquer uso abusivo do MemoServ quer seja flood, assédio ou públicidade.

Em nenhum momento podes propositadamente usar memos para floodar outros utilizadores. Isto inclui memos repetidos com o mesmo conteúdo ou memos com lixo, concebidos para irritar.

A repetição de memos de assédio também é considerado uma violação das políticas da DALnet. Isto inclui ameaças constantes, floods ou abuso verbal.

Não podes usar o MemoServ para publicitar o teu canal, a tua página ou o teu script através de memos a outros utilizadores, a menos que saibas com segurança que eles não se importam que o faças. Isto significa que podes casualmente mensionar um canal a um amigo se estiveres seguro que ele não-se importa, mas que não podes começar a enviar anúncios não solicitados a estranhos ou conhecidos casuais.

Dependendo da gravidade da ofensa, qualquer violação das políticas anteriores, podem ser tratadas com advertências, bans da rede, congelamento (freeze) do nick, que os serviços te ignorem ou um email enviado ao departamento de abuso do ISP (Provedor de Serviços de Internet) do utilizador.

10 · Reportar Abuso

Se tiveres sido vitima de abuso de serviços envolvendo o MemoServ, então és encorajado a reportá-lo a um CSop (Channel Services Operator) ou à Equipe de SAbuse (Abuso de Serviços)

Infelizmente, os logs são fáceis de falsificar. Daí, um log do incidente não é suficiente para nós de facto determinarmos a validez do teu report.Deves reunir as seguintes condições se desejas que alguma acção seja tomada contra o agressor em questão.

Primeiro que tudo, é muito importante que não elimines o(s) memo(s). Tem em conta que um memo marcado como eliminado deixará de estar presente da próxima vez que o teu nick seja usado. O memo deve aparecer em MemoServ LIST.

>Daqui em diante, tens duas opções. Podes contactar a Equipa de SAbuse da DALnet (DALnet SAbuse Team) com este problema ou podes procurar um CSop por ti mesmo. A Equipe de SAbuse pode ser contactada em . Assegura-te de incluir a descripção completa do incidente junto com uma cópia do memo recebido. Menciona que o memo continua disponível e que não o eliminaste. De forma que um membro da Equipe de SAbuse possa verificar este incidente, necesitarão de usar e identificar o teu nick. Daí, uma curta nota mensionando que não te importas que eles o façam com o propósito de verificar o report, será apreciado. Logs de quaisquer outros incidentes relacionados também seriam apreciados.

No entanto, se desejarem encontar alguém na hora, uma lista de todos os CSops está disponível com /motd services.*. Mais informação em como encontrar um Operador de IRC também está disponível em http://docs.dal.net/docs/findoperpt.html.