Modos de Canal e de Utilizador

Versão 1.4.0


Última tradução feita por Master_of_Chaos em 2011-01-15

Última revisão feita por Master_of_Chaos () em 2018-08-23

Originalmente escrito por LadyDana () em 2000-10-28

Por favor dirige quaisquer comentários ou feedback acerca deste documento (apenas! não envies solicitações de ajuda!) a docs@dal.net. Se necessitares de ajuda em relação a temas não abrangidos por este documento, por favor vê a seguinte informação http://help.dal.net.

Introdução

Este documento serve como referência para todos os modos de utilizador e canal suportados por DALnet IRCD (Internet Relay Chat Daemon). O IRCD da DALnet chama-se Bahamut. Mais informação sobre Bahamut pode ser obtida em: http://www.bahamut.net e #bahamut.

Uma explicação é proporcionada para cada modo e, em alguns casos, um exemplo. A menos que seja indicado doutra forma, os modos são sempre alterados através do comando /mode.

Sintaxe:

/mode nick +/- modo(s)
/mode #nomedocanal +/- modo(s) parâmetros

Tu somente podes modificar o teu próprio modo de utilizador. Apenas os operadores de canal (@) têm acesso suficiente para modificar os modos dum canal.

Conteúdo

1 · Lista de Modos

Quando te ligas à DALnet, obténs muita informação sobre o servidor ao qual te estás a ligar. A lista de modos de utilizador e canal poderá estar escondida entre esta informação.

Welcome to the DALnet IRC Network PJKevin!kevin@219.95.43.120
Your host is mesra.kl.my.dal.net, running version bahamut-1.8(02)
This server was created Sun Sep 19 2004 at 13:07:39 MYT
mesra.kl.my.dal.net bahamut-1.8(02) aAbcdefFghiIjkKmnoOrRswxXy bceiIjklLmMnoOprRstv
NETWORK=DALnet SAFELIST MAXBANS=100 MAXCHANNELS=20 CHANNELLEN=32 KICKLEN=307 NICKLEN=30 TOPICLEN=307 MODES=6 CHANTYPES=# CHANLIMIT=#:20 PREFIX=(ov)@+ STATUSMSG=@+ are available on this server

O que está indicado acima é um exemplo do que poderias ver quando te conectas. Aquilo que interessa-nos são os dois grupos de letras justamente após o versão do ircd na quarta linha. aAbcdefFghiIjkKmnoOrRswxXy e bceiIjklLmMnoOprRstv.

Para esta versão do IRCD, aAbcdefFghiIjkKmnoOrRswxXy são os modos de utilizador e bceiIjklLmMnoOprRstv são os modos de canal. Cada letra representa uma opção para um nick ou canal. Por favor nota que este documento não está necessariamente baseado neste exemplo.

2 · Modos de Canal

Os modos de canal só podem ser modificados pelos operadores de canal, que são aqueles que têm um @ ao lado do nick. Certos modos de canal requerem parâmetros adicionais bem como o switch de facto, outros não necessitam.

É também possível combinar a alteração de diversos modos diferentes num único comando, desde que respeites a ordem dos parâmetros. Com Bahamut, seis alterações de modo podem ser aplicadas duma só vez.

Sintaxe:

/mode #nomedocanal +/- modo(s) parâmetros

Exemplos:

/mode #peanutbutter +nt
/mode #peanutbutter -ps
/mode #peanutbutter +nt-R
/mode #peanutbutter +ntv-obb MissPeanut BadTastingPeanut *!*@loving.peanutbutter.ca *!*@singing.in.moonlight.net

2.1 +A

Quando um canal está no modo auditório, os usuários só podem ver ops ou voz Os usuários no canal e as mensagens que são enviadas ao canal Os não-ops ou os usuários non-voiced estão sendo relayed ao # channel-relay. Ops e usuários sonoros podem ver a lista completa de usuários. Além disso, junções / partes / saídas de não-ops ou usuários não-expressos são enviadas apenas para Ops ou usuários expressos. Este modo de canal destina-se a eventos de toda a rede e Apenas por serviços

2.2 +b

+b significa bans de canal e permite a um operador de canal negar a uma pessoa (ou a um grupo de pessoas) acesso ao canal. Se alguém é banido enquanto se encontra no canal, não será capaz de falar. Esta característica adicional é conhecida como sendo o modo +bquiet, apesar do modo actual continuar a ser +b. Em adição as mensagem de /part serão suprimidas. No entanto, isto não afectará ninguém que tenha o modo de excepção +e no seu host, que é discutido mais abaixo.

Sintaxe:

/mode #nomedecanal +/-b [hosts]

Exemplo:

/mode #peanutbutter +b-bb *!*@annoying.pest.com *!*@*.ca *!~@*.moonlight.net

Se não especificares nenhum host, ser-te-á mostrada uma lista de bans de canal, mesmo que te encontres fora do canal.

Um documento mais detalhado sobre bans está disponível em http://docs.dal.net/docs/banguidept.html.

2.3 +c

O modo +c significa colourless (sem cor). É um modo relativamente novo e é bastante específico à DALnet neste momento.

Se uma mensagem enviada ao canal contém códigos de cores (suportado pela maioria dos clientes de IRC) ou códigos de controle (incluindo negrito, sublinhado, reverso, etc), a mensagem será bloqueada como se o canal se encontrasse moderado para essa pessoa.

2.4 +e

+e significa excepção. Este modo permite fazer excepções a bans evitando que uma máscara esteja banida dum canal permitindo-lhes entrar no canal. Quando uma máscara de host é colocada na lista de excepção, o modo +e sobrepõem-se ao ban no utilizador que coincida com a máscara de host.

Sintaxe:

/mode #nomedecanal +/-e [hosts]

Exemplo:

/mode #peanutbutter +e PJKevin!*@*.my

No exemplo anterior, digamos que existe um ban colocado com a máscara de host *!*@*.my. A máscara de host de PJKevin é PJKevin!kevin@brk32-kj.jaring.my. PJKevin poderá entrar em #peanutbutter porque tem uma excepção com a máscara PJKevin!*@*.my.

Nota: Nota: Por favor, nota que este modo não sobrepõe-se a akicks colocados no canal.

2.5 +i

Este modo coloca em apenas com convite (invite only), de forma que permitirá apenas a entrada aqueles que tenham recebido um convite (com o comando /invite ou na lista de convite do canal).

2.6 +I

Este modo permite a um operador de canal estabelecer uma lista de utilizadores que sejam permitidos entrar num canal +i (apenas com convite).

Sintaxe:

/mode #nomedecanal +/-I [hosts]

Exemplo:

/mode #peanutbutter +I PJKevin!*@*.my

No exemplo anterior, PJKevin será permitido entrar no canal mesmo que este se encontre em +i com a máscara de host PJKevin!kevin@brk32-kj.jaring.my uma vez que coincide com uma entrada de convite.

Nota: Por favor, nota que este modo não sobrepõe-se a bans colocados no canal.

2.7 +j

O modo +j é usado como uma classe de restrição para entrar num canal. Em Inglês chama-se "throttling". É útil para controlar os floods de join através da determinação do N número de utilizadores que podem entrar em S segundos.

Sintaxe:

/mode #nomedecanal +/-j N:S

Exemplo:

/mode #peanutbutter +j 4:5

No exemplo anterior, #peanutbutter foi colocado em +j com um valor máximo de 4 utilizadores a entrar em 5 segundos. Depois da versão 2.0.7. de Bahamut, o primeiro valor não pode estabelecer-se menor que 2.

2.8 +k

A chave (key) dum canal é a palavra que deves especificar no teu comando /join quando tentas entrar no canal. Se a chave estiver incorrecta ou se nenhuma chave foi especificada, então ser-te-á negado o acesso a este canal.

Sintaxe:

/mode #nomedecanal +/-k chave

Exemplo:

/mode #peanutbutter +k jam

Qualquer pessoa ao entrar no canal necessitará de usar o comando /join #nomedecanal chave. No nosso caso, seria /join #peanutbutter jam.

2.9 +l

O limite de canal permite especificar o número máximo de utilizadores que podem estar no canal ao mesmo tempo. Uma vez que este número seja alcançado, qualquer pessoa que tente entrar no canal receberá uma mensagem de erro do canal estar cheio.

Sintaxe:

/mode #nomedecanal +/-l número

Exemplo:

/mode #peanutbutter +l 25

2.10 +L

O modo +L não está actualmente a ser usado para coisa nenhuma na DALnet embora esteja implementado dentro do lançamento actual do IRCD Bahamut. +L significa lista moderada. Se este modo estiver activado, apenas os canais com +L aparecerão no /list. O modo +L foi reservado para o futuro.

2.11 +m

Um canal moderado apenas permite aos operadores -ops- (@) e às vozes -voices- (+) enviar mensagens ao canal. Todas as outras mensagens serão bloqueadas.

Qualquer pessoa que esteja presente num canal moderado e que não seja op ou voice também será impedida de alterar o seu nick.

2.12 +M

+M significa apenas nicks registados podem falar. Semelhante ao modo +R apenas aqueles que estão a usar e identificaram o seu nick actual (noutras palavras, aqueles que estão colocados em modo +r) são permitidos falar no canal embora qualquer pessoa possa entrar. Os nicks não registados que estejam num canal após o modo +M é colocado, perderão a habilidade de enviar mensagens ao canal até se encontrarem em modo +r. Vê a secção 3.5.

2.13 +n

O modo +n significa nenhuma mensagem externa. Se o modo +n não estiver ligado, então será possível para alguém enviar mensagens para o canal mesmo que não esteja dentro do canal.

2.14 +o

Um operador de canal é designado pelo @ junto ao seu nick. Este @ traduz-se na capacidade de dar e remover o modo +o. Alguns clientes de IRC podem usar um símbolo diferente de @ para assinalar os operadores de canal, embora estes clientes sejam escassos. ;)

Sintaxe:

/mode #nomedecanal +/-o nick(s)

Exemplo:

/mode #peanutbutter +oo-o MissPeanut PeanutButterLover CheekyBrat

Um operador de canal tem a faculdade de chutar/banir pessoas do canal em adição a ser um dos únicos que pode alterar os modos do canal.

2.15 +O

O modo +O significa apenas oper. Basicamente, este modo só permite aqueles com modo de utilizador +o (Operadores de IRC) entrar no canal. Este modo apenas pode ser colocado por um Operador de IRC.

2.16 +p

Um canal privado não é mostrado na listagem de WHOIS a menos que a pessoa que requereu o WHOIS também esteja no canal.

2.17 +P

O modo +P está por predefinição OFF quando registas um canal. Isto significa que o teu canal está automaticamente protegido contra mensagens de spammers. Se alterares para ON, não terás nenhuma proteção de filtragem de spam no teu canal. Para mais informações, por favor visita: https://www.dal.net/kb/view.php?kb=411.

2.18 +r

O modo +r só pode ser colocado pelos serviços e indica que o canal em questão está registado com o ChanServ. Este modo foi removido.

2.19 +R

O modo +R significa apenas nicks registados. Como o seu nome indica, apenas aqueles que estão a utilizar e que identificaram o seu nick actual (noutras palavras, aqueles que estão colocados em modo de utilizador +r) são permitidos entrar no canal. Para mais informação sobre o modo de utilizador +r, vê a secção 3.5.

2.20 +s

Um canal secreto não é mostrado na listagem dum WHOIS a menos que a pessoa também esteja no canal. Em adição a isto, um canal secreto não aparece num pedido de LIST também.

Não há necessidade de colocar o modo +p se já tiveres o +s colocado, porque seria redundante. Vê a secção 2.16.

2.21 +S

Quando um canal está colocado em +S, apenas é permitido aos utilizadores com umode +S entrar neste canal. O umode +S é colocado quando usas uma ligação segura, SSL.

2.22 +t

Quando se coloca o modo +t, apenas os operadores do canal podem alterar o tópico.

2.23 +v

Como se mencionou acima, quando um canal está moderado (+m ver secção 2.11), apenas os operadores de canal e os voices (vozes) do canal podem enviar mensagens ao canal. Apenas os operadores do canal podem dar ou tirar voices.

Sintaxe:

/mode #nomedecanal +/-v nick(s)

Exemplo:

/mode #peanutbutter +vv-v MissPeanut PeanutButterLover CheekyBrat

Deve observar-se que em muitos lugares, os utilizadores com voz (voiced) são considerados como os amigos dos ops e são frequentemente tratados como ops que estão a ser treinados. Isto é, no entanto, não verdadeiro para todos os canais.

3 · Modos de Utilizador

Os modos de utilizador permitem-te configurar um número de coisas enquanto estás no IRC. Podes usá-los para especificar o quanto fácil será para outras pessoas encontrarem-te, que tipo de informação o servidor de IRC deve passar-te, etc. Eles também são comunmente referidos como umodes.

Os modos são geralmente colocados através do comando /mode.

/mode nick +/- modo(s)

Exemplos:

/mode PeanutButterLover +iws
/mode PeanutButterLover -k
/mode PeanutButterLover +i-s

Tu somente podes alterar os teus próprios modos de utilizador: daí, o nick representará sempre aquele nick que estás a usar nesse momento.

3.1 +C

Quando um utilizador coloca o modo +C, só consegue receber mensagens de utilizadores que estejam no MESMO canal.

3.2 +H

Este Usermode serve para mascarar o hostname de utilizadores; a definição deste modo permitirá ao utilizador manter o seu endereço IP atribuído escondido por razões/fins de segurança. Por favor, usa /whois nickname para ver o teu status atual:

MissPeanut is janice@77880b4eab7bbf7f42d610b290cf3edf698fa4.110.83.ip * Peanut Butter is the best!
MissPeanut is actually janice@83.110.194.2 [83.110.194.2]
MissPeanut is on @#PeanutButter +#PeanutB
MissPeanut is on koala.vc.au.dal.net Micron21, Australia
MissPeanut has identified for this nick
MissPeanut is using a secure connection (SSL)

Nota: O modo +H é colocado a ON por predefinição quando te ligas à DALnet.

Podes UNSET o modo ao escrever: (/mode nickname -H).

3.3 +i

+i é também conhecido como modo invisível. Embora de facto não te torne invisível no IRC, ele pode tornar-te um pouco mais difícil de encontrar. Para colocá-lo de forma breve, o modo invisível impede que as pessoas te encontrem a não ser que elas conheçam o teu nick exacto ou estejam no mesmo canal que tu. Por favor nota que muitos servidores actualmente colocam-te automaticamente em +i quando te conectas.

Quando o modo +i não está colocado, um utilizador pode-te localizar através dos comandos /who ou /names #nomedecanal. Os Operadores de IRC também têm a faculdade de ver alguém independentemente do utilizador estar em modo invisível ou não.

3.4 +P

O modo +P está por predefinição OFF quando registas um nick. Isto significa que estás protegido contra spammers pelo sistema de filtragem de spam da DALnet. Caso não queiras ter a proteção de filtragem de spam ativada para o teu nick, podes desativar a definição ao alterá-la para "ON". Para mais informações, por favor visita: https://www.dal.net/kb/view.php?kb=411.

3.5 +r

O modo +r só pode ser colocado pelos serviços e indica que estás a usar e identificaste-te a um nick registado.

Quando usas o comando /whois em alguém que está colocado em +r, uma linha extra aparecerá no texto que aparece de WHOIS, indicando que o utilizador se identificou ao nick que está a usar.

Exemplo:

MissPeanut is janice@peanutty.yummy.com * Peanut Butter is the best!
MissPeanut is on @#PeanutButter +#PeanutB
MissPeanut is on coast.fl.us.dal.net
MissPeanut has identified for this nick

3.6 +R

O modo +R pode ser colocado em qualquer cliente de conexão e não permitirá a um cliente que não esteja em modo de utilizador +r enviar mensagens a este cliente. Vê a secção 3.5. Isto incluí mensagens privadas e CTCPs. Um cliente com o modo +R colocado será capaz de receber mensagens de clientes que tenham o modo +o colocado. Ver secção 4.1

3.7 +s

Se te colocas em modo +s estás a pedir ao servidor que te envie todas as mensagens genéricas de servidor e informação sobre "oper kills". Isto pode converter-se numa grande quantidade de flood.

3.8 +S

Este modo é colocado quando usas uma ligação segura (SSL). É colocado apenas pelo servidor. Uma nova linha será acrescentada à saída do /whois:

MissPeanut is janice@peanutty.yummy.com * Peanut Butter is the best!
MissPeanut is on @#PeanutButter +#PeanutB
MissPeanut is on coast.fl.us.dal.net
MissPeanut is an IRC Operator - Server Administator
MissPeanut has identified for this nick
MissPeanut is using a secure connection (SSL)

3.9 +w

Os "Wallops" são mensagens de rede enviadas pelos Operadores de IRC entre eles. Qualquer utilizador que tenha colocado o modo +w também será capaz de observar a conversação. Os "wallops" tornaram-se praticamente extintos na DALnet e são raramente enviados.

4 · Modos de Utilizador (Apenas IRCops)

O resto dos modos são apenas disponíveis para Operadores de IRC.

4.1 +o

O modo +o designa se alguém é ou não um Operador de IRC e é justamente o único modo que não se pode obter através do comando /mode.

O comando para um Operador de IRC válido "operar-se" é:

/oper nick oper password

Embora obter o modo +o possa ser feito através dum comando diferente, o comando /mode é no entanto usado para o "deoperar", noutras palavras, para remover os privilégios de Operador de IRC.

Sintaxe:

/mode nick -o

Uma vez dado o estatuto de oper, o texto resultante do WHOIS do IRCop reflecte o seu status. Alguns servidores poderão ter modificado o tema do seu servidor para alterar a mensagem standard, no entanto, deveria ainda ser evidente.

Exemplo:

MissPeanut is janice@peanutty.yummy.com * Peanut Butter is the best!
MissPeanut is on @#PeanutButter +#PeanutB
MissPeanut is on coast.fl.us.dal.net
MissPeanut is an IRC Operator
MissPeanut has identified for this nick

Está além do alcance deste documento explicar como se estabelece as passwords de opers ou quais os requerimentos para ser um Operador de IRC "válido". Bastará dizer que não é qualquer pessoa que pode "operar-se".

4.2 +O

É um operador local de IRC.

4.3 +a

Permitirá o uso do comando /samode em adição a mais uma linha resultante do WHOIS do Operador de IRC, designando-o como Administrador de Serviços (Services Administrator).

Exemplo:

MissPeanut is janice@peanutty.yummy.com * Peanut Butter is the best!
MissPeanut is on @#PeanutButter +#PeanutB
MissPeanut is on coast.fl.us.dal.net
MissPeanut is an IRC Operator - Services Administrator
MissPeanut has identified for this nick

4.4 +A

Adiciona uma linha na listagem do WHOIS do Operador de IRC, designando-o como Administrador de Servidor (Server Administrator). Os Administradores de Servidor têm a habilidade de ver canais +s (secreto) e +p (privado). Os Administradores de Servidor são também automaticamente colocados em +a.

Exemplo:

MissPeanut is janice@peanutty.yummy.com * Peanut Butter is the best!
MissPeanut is on @#PeanutButter +#PeanutB
MissPeanut is on coast.fl.us.dal.net
MissPeanut is an IRC Operator - Server Administrator
MissPeanut has identified for this nick

4.5 +b

Permite a um Operador de IRC ver as mensagens de oper do tipo chatop.

4.6 +c

O modo +c dá direito aos Operadores de IRC a receber uma notificação cada vez que alguém se conecta ou desconecta do servidor no qual estão. Devido ao elevado número de utilizadores na DALnet, este modo é raramente usado nos dias que correm pois causaria um flood enorme.

4.7 +d

Permite ver mensagens de debug (para procurar erros no código).

4.8 +e

+e está fortemente relacionado à característica DCCALLOW e mostrará quaisquer transferências de ficheiros que foram interrompidas ao nível do servidor.

4.9 +f

O modo +f alerta um Operador de IRC cada vez que alguém no seu servidor é floodado ou é desconectado por excesso de flood. Os canais que estão protegidos pela protecção de flood embutida também serão apontados quando a protecção de flood se desencadeia (triggers).

4.10 +F

Permite evitar o ircd recvq throttling.

4.11 +g

Permite a um Operador de IRC ver mensagens oper do tipo globop. Este modo pode ser de facto colocado por um utilizador normal mas não fará nada para eles. Originalmente, +g foi usado para mensagens globais (global messages). No entanto, com a chegada de Bahamut, este foi alterado pela flag para globops.

4.12 +h

+h é também conhecido como o modo "helpful" (serviçal). Quando se coloca este modo, um Operador de IRC aparecerá num /stats p requerido ao servidor juntamente com o seu tempo de inactividade (idle time).

Exemplo:

MissPeanut (janice@peanutty.yummy.com) Idle: 30555
PeanutButterLover (butter@loving.peanutbutter.ca) Idle: 46
2 OPERs
End of /STATS report.

4.13 +I

O modo +I oculta a informação do servidor. O que significa que a parte referida ao servidor não será mostrada numa listagem de /whois.

4.14 +j

Colocares-te em modo +j é um pedido ao servidor para que mande notificações sobre conexões de drones rejeitadas.

4.15 +k

O modo +k significa mensagens de KILL e daria instruções ao servidor para enviar-te todos as mensagens de kill do servidor. Isto pode ocasionar uma espécie de flood, portanto não é recomendado.

4.16 +K

Colocando-te em +K é um pedido ao servidor para te enviar notificações de kill de U:lined servers.

4.17 +m

Reporta possíveis bots de spam e alvos falhados.

4.18 +n

Uma vez colocado o +n, o Operador de IRC em questão será capaz de ver notificações sobre o routing do servidor (server routing).

4.19 +x/X

O modo +x/X é usado para a supressão de mensagens (Squelch e Silent Squelch). Impede um utilizador de transmitir, por exemplo detém as suas PRIVMSG. Este modo só pode ser estabelecido por U:lined servers.

4.20 +y

O modo +y permite a um Operador de IRC ver certos comandos enviados por um utilizador ou por outro IRCop. Em modo mais notório, os pedidos de stats/links/admin são mostrados.

5 · Palavras Finais

Finalmente, deve-se notar que existem muitos IRCDs diferentes lá por fora neste momento. Embora existam muitos modos comuns à larga maioria de IRCDs, os vários modos de utilizador e de canal podem variar de forma muito significativa de rede para rede.

Esta referência foi escrita para o IRCD da DALnet, Bahamut, Versão 1.8.* e não deve ser directamente aplicada a outros IRCDs.