Princípios de Gestão dos Canais xPsycho xpsycho@DAL.net 2019-11-21 Master_of_Chaos 2020-01-26
Introdução

Este documento foi escrito para explicar aos utilizadores os conceitos de gestão de canais da DALnet.

Quem gere os canais?

Os canais da DALnet são geridos pelos operadores de canal. Podes identificar um operador de canal pelo prefixo @ antes do nick na lista de utilizadores do canal.

Os operadores de IRC geralmente não se envolvem na gestão de canais ou lidam com questões rotineiras de canais. Os operadores de canal definem o tópico e a finalidade do canal, decidem quais as regras de conduta do canal e controlam quem eles desejam permitir no canal.

Quem gere os operadores de canal?

Os operadores de canal policiam-se como colegas. Se um canal não estiver registado, todas as operações do canal serão iguais e qualquer operação ou grupo de operações poderá decidir adicionar mais operações ao canal ou remover operações do canal a qualquer momento. Se um canal for registado, haverá um fundador do canal e, opcionalmente, vários níveis de operadores de canal, incluindo Gestores, SOps e AOps. As operações de canal ainda se monitorizam nessa hierarquia e decidem internamente qual o nível de acesso que cada operador de canal deve receber. O fundador pode adicionar e remover gestores, SOps e AOps; Os gestores podem adicionar e remover SOps e AOps; e SOps podem adicionar e remover AOps.

Se um canal estiver registado, poderás encontrar o nick do fundador ao digitar /chanserv INFO #nomedocanal . As listas Manager, SOp e AOp de um canal são visíveis apenas para operações de canal com acesso AOp ou superior. Os utilizadores normais do canal não serão capazes de determinar qual o nível de acesso um operador de canal possui, além do solicitar a um dos operadores do canal, é claro.

E se eu não gostar da maneira como o canal está a ser gerido? Não gosto do que está a ser discutido num canal

Os operadores de canal definem o tópico e a finalidade de um canal e decidem quais as discussões permitidas no canal. A DALnet não censura o que é dito nos canais. Os tópicos que podem ser ofensivos para um grupo de indivíduos podem não ser ofensivos para outros grupos de indivíduos. Se não gostares do que está a ser dito num canal, pede a um operador para moderar o conteúdo do canal. Se os operadores do canal continuarem a permitir o conteúdo, sugerimos que saias do canal e encontres um novo.

Sinto que fui tratado injustamente por um operador de canal

Fala com outro operador de canal ou com o fundador do canal, se o canal estiver registado. Os operadores de IRC não lidam com disputas relacionadas ao comportamento do operador de canal.

Fui injustamente chutado e/ou banido de um canal

Cada canal define as suas próprias regras e as operações desse canal decidem quem deve chutar e/ou banir e podem chutar e/ou banir qualquer pessoa por qualquer motivo ou sem motivo.

A melhor maneira de determinar porque foste expulso ou banido é entrar em contacto com o operador de canal específico que tomou a decisão. A mensagem de chuto e o nick do op do canal geralmente podem ser encontrados ao ver o histórico de scroll na janela de status.

Se não encontrares nenhuma informação lá, tenta digitar /mode #channel +b Isso mostrará uma lista de proibições definidas no canal. Encontra o que corresponde à tua máscara nick! User @ host e envia uma mensagem para o nick do op que aparece ao lado da proibição.

Alguns canais ocultam a lista de proibições dos utilizadores. Se esse é o caso e o canal estiver registado, tenta entrar em contacto com o fundador do canal. Digita /chanserv INFO #canal para visualizar as informações do canal, incluindo o nick do fundador. Podes enviar uma mensagem ao fundador se ele estiver on-line ou enviar um memorando se tiveres um nick registado.

Os operadores de IRC não lidam com disputas sobre o comportamento do operador de canal, incluindo chutos e/ou proibições.