História da DALnet

Versão 1.1.5


Última tradução feita por Master_of_Chaos em 2007-01-01

Última revisão feita por Master_of_Chaos () em 2017-08-07

Originalmente escrito por Dalila () em 2000-12-09

Por favor dirige quaisquer comentários ou feedback acerca deste documento (apenas! não envies solicitações de ajuda!) a docs@dal.net. Se necessitares de ajuda em relação a temas não abrangidos por este documento, por favor vê a seguinte informação http://help.dal.net.

Introdução

O objectivo deste documento é dar uma ideia geral de como a DALnet, a rede de IRC na qual passamos tanto tempo, começou e cresceu até ao que é hoje. Com a ajuda de muitas pessoas que doaram o seu tempo e recursos, a DALnet tornou-se a maior rede de IRC actualmente com Serviços.

Conteúdo

1 · História

O IRC foi criado originalmente por Jarkko Oikarinen em 1988. A IRCnet foi a primeira rede de IRC e foi uma nova forma revolucionária das pessoas conversarem umas com as outras em torno do mundo. Eventualmente, devido a conflitos internos, alguns servidores separaram-se da IRCnet e formaram uma nova rede: EFnet (Eris Free Network) que é actualmente, a mais velha e maior rede de IRC existente.

Devido ao grande número de utilizadores na EFnet (um máximo de 7.000 simultâneos online, o que era considerado demasiado na altura) havia um número considerável de netsplits e tornou-se muito frustrante.

A DALnet foi fundada em Julho de 1994, (o dia exacto coincide com o aniversário de dalvenjah) como uma rede alternativa de IRC para evitar o lag, netsplits e takeovers na EFnet. Durante o passar do tempo, cresceu até ao que é hoje: uma das mais populares redes de IRC com um crescimento firme no número de utilizadores regulares.

A DALnet tomou orgulho na sua amabilidade, os seus Serviços (que nenhuma das outras redes tinha: foram inventados pela DALnet) em adição à falta de lag e netsplits. Por exemplo, um Administrador de Servidor uma vez fez re-route do seu servidor para outro hub, porque ele pensou que dois segundos de lag era demasiado. Todos conheciam-se uns aos outros quando havia uma média de apenas 150 utilizadores.

Numerosos factores contribuíram para o crescimento da DALnet, mas o mais significativo foi a aparição dum novo cliente de IRC para o Windows: o mIRC. Na altura, não haviam muitos clientes de IRC para o Windows. Anteriormente ao Windows95, a maioria dos utilizadores usavam clientes de IRC para UNIX.

O mIRC contribuiu muito para o crescimento da DALnet pois a DALnet foi uma das primeiras redes pequenas a ter os seus servidores listados na lista de servidores default. Esta lista estava ordenada alfabeticamente, o que colocou a DALnet em frente à EFnet, Undernet e todas as outras redes maiores. Daí, quando alguém novo em relação ao IRC fizesse download do programa, ele naturalmente se sentiria inclinado a tentar o primeiro servidor ou rede listado. Isto conduziu a um flood de "novatos do mIRC" na DALnet.

A DALnet estava, claro, muito contente com a sua popularidade a aumentar. Esforços foram feitos para ser tão amigável e ajudante quanto fosse possível ao acomodar os novatos tanto quanto possível. Montes de pessoas continuaram a voltar à DALnet e bem antes do final de 1995, um recorde de 1000 utilizadores simultâneos foi alcançado.

Isto foi um facto para celebrar, mas tal como todas as coisas na vida, a DALnet também tinha os seus pontos fracos. Com este drástico incremento de utilizadores, a rede começou a experiênciar problemas no começo de 1996. Lag e netsplits, que antes desta altura não se ouvia praticamente falar, fizeram a sua aparência. Devido ao seu tamanho, a DALnet já não era mais a "rede familiar" onde todos conheciam-se uns aos outros. Em adição, embora os serviços tivessem uma função autokill, não havia coordenação para ela. Tudo isto conduziu à formação da KLine team.

Na altura, quando era descoberto um canal estar relacionado com actividades ilegais, era imediatamente encerrado e bloqueado. Hoje, isto tornou-se pouco eficaz devido ao número de utilizadores na rede. A maioria das políticas ainda se mantêm e são feitas cumprir, no entanto, apenas após uma cuidadosa investigação do assunto com toda a evidência requerida. Naqueles dias, os arruaceiros eram facilmente avistados uma vez que todos se conheciam uns aos outros. Hoje, existem muitos utilizadores abusivos que querem causar problemas aos outros. Daí tornou-se necessário ter primeiro a certeza que os punidos são de facto quem ofende.

Nos primeiros anos, quando existiam apenas 7 servidores, todas as decisões importantes eram alcançadas através dum voto dos administradores de servidores. Conforme a rede cresceu, isso tornou-se impraticável, razão pela qual o Conselho Executivo (Executive Board) foi formado: JoelKatz, Kestral, MirclMax, Sentinele, Webmaster, Aetobatus e WillRiker; com dalvenjah como CEO. As equipas foram criadas na DALnet desde sempre, de forma a acomodar as necessidades de crescimento da rede e dos seus utilizadores.

Pouco a pouco, pedaço a pedaço, a DALnet cresceu em tamanho e até ajudou a melhorar a tecnologia usada para manter os servidores de IRC.

A introdução de Serviços em 1995, baseada na ideia de que os utilizadores deviam ter o direito de controlar a sua presença online sem terem medo takeovers nem serem assediados, suportaram este crescimento. Como já foi mencionado anteriormente, a DALnet foi a primeira rede de IRC a ter Serviços como são conhecidos actualmente.

A rede DALnet está dividida em servidores. Os servidores estão ligados entre si através de hubs, que são um tipo particular de servidor que pode lidar com grandes blocos de informação, e nisto, suporta servidores mais pequenos conhecidos como leaves. Todos os servidores ligados uns aos outros como uma rede, contêm várias salas de chat conhecidas como canais.

Também houve alguns momentos embaraçosos ao longo da história da DALnet. Em 1998, um autokill a *!*@*.* foi mal colocado em duas ocasiões distintas: uma vez por dalvenjah e outra por mittens. Até mesmo as pessoas mais cuidadosas cometem erros, mas mais importante, a lição foi aprendida e medidas de prevenção foram tomadas. Desde aí, foi tornado impossível colocar um autokill a *!*@*.*.

Muitas pessoas visitaram a DALnet, até mesmo algumas celebridades. A primeira celebridade que apareceu publicamente na DALnet foi BB King, a lenda do jazz, que apareceu para responder a questões na Terça-Feira, 16 de Janeiro de 1997 às 19:30 EST no #jazzirc.

Tito Puente também celebrou uma conferência moderada em #jazzirc na Terça-Feira, 13 de Fevereiro às 19:30 EST. Wes Craven, director das populares séries Scream, visitou a DALnet em 20 de Abril de 2000. Houveram outras visitas e, nos dias actuais, existe uma Events team (equipa de eventos) para organizar eventos como este ou aulas gerais para os utilizadores da DALnet.

Conforme a rede continuou a crescer, foi decidido que um novo IRCD (programa de servidores de IRC) deveria ser criado e a DALnet eventualmente trocou de Dreamforge para Bahamut (conhecido no início como dfhybrid) em Junho de 1999.

Dreamforge começava a ter mais e mais dificuldades em ser capaz de lidar com o incremento na quantidade de utilizadores; tinha muitas limitações. Então a ideia era começar a utilizar o código desenvolvido pela EFnet, no entanto com muitas modificações que eram necessárias para que pudesse com sucesso funcionar na DALnet. Este foi o nascimento de Bahamut. White_Dragon, lucas, Raistlin_Majere, Rakarra e um outro número de pessoas importantes estavam, e ainda estão, fortemente envolvidos neste projecto. Este novo ircd permite aos servidores lidar com dezenas de milhar de utilizadores onde no passado poderiam apenas normalmente estar limitados a 2000. Mais informação sobre Bahamut pode ser encontrada em http://bahamut.dal.net.

Em 22 de março de 2000, dalvenjah entregou o CEO (Chefe do Executivo Oficial) para taz, devido a considerações da vida real que fizeram Era impossível para ele atender a DALnet tanto quanto era necessário. Dalvenjah fez um trabalho maravilhoso, e taz continuou a tradição. Taz Deixou em janeiro de 2003 entregando-o ao MirclMax com um novo crachá Diretor de Operações de Rede abolindo o CEO e os emblemas do COO. Em 8 de junho, MirclMax virou a posição DNO para Ahnberg, que é Ainda o DNO atual.

E aqui estamos agora, após 10 anos, com um recorde de 140000 utilizadores simultâneos que é o recorde mais alto nesta crescente rede mantendo intacto o ideal de fornecer o melhor serviço e ambiente de conversação para todos.

2 · Como tudo começou

Há muito tempo atrás, havia um grupo de amigos que costumavam conversar no canal #StarTrek na EFnet. Eles estavam cansados das netsplits e lag que atormentavam a rede e de não serem capazes de conversar online com os seus amigos em numerosas ocasiões. Eles queriam um local para conversar sem nenhum tipo de interrupções.

Na altura, dalvenjah tinha um servidor já a correr para Star Trek RPGs (Role playing Games) e SIMs: mindijari. Morpher também tinha um servidor, uncc, o qual era utilizado primariamente para testar bots. dalvenjah sugeriu que esses dois servidores fossem unidos, que foi pensado ser uma boa ideia pelos utilizadores regulares de #StarTrek. Depois, Watchman e MirclMax também uniram-se a esta mini-rede com xgw.dal.net e davis.dal.net respectivamente.

Muitas pessoas questionaram-se porquê a rede chama-se DALnet e não algo como TrekNet. A explicação é muito simples. Uma vez que dalvenjah teve a ideia, quando o seu grupo de amigos se referia a ela, eles sempre diziam "A rede de Dal", tal como: "Vamos à rede de Dal". Foi de facto MirclMax que sugeriu que fosse chamada DALnet. Deve-se notar que a forma correcta de escrever o nome é DALnet: "DAL" a letras grandes e "net" a letras pequenas. Quando dás o nome a algo, queres que seja soletrado e escrito correctamente, então por favor respeita isto.

Nesta altura, meados de 1994 (DALnet nasceu em Julho de 1994) havia um par de dezenas de utilizadores aproximadamente; Mas outros viriam a fugir do caos da EFnet, e bem antes do terminar do ano tinha crescido para cerca de 80-100 utilizadores simultâneos. Logo a necessidade surgiu: Ok, agora temos um bom, agradável e pacifico lugar para conversar ... "Hey! Que tal instalar agora os Serviços de que tínhamos pensado?" "Sim! Algo que possa ser melhor que apenas um bot!" (Tínhamos de confiar em bots para controlar os nicks ou canais nas outras redes na altura).

Morpher decidiu aceitar o desafio ao programar o NickServ e o ChanServ, dois serviços que estavam baseados no conceito dum bot que MirclMax tinha a correr. Em #StarTrek, o bot ircII de MirclMax, RunABot, era um bot que tinha controle completo do canal, com opções como o modelock e níveis de acesso para operadores. O nível de fundador foi adicionado de forma a que houvesse alguém para reter o controle completo sobre o canal. Morpher também adicionou um número de comandos novos que ajudariam a correr o canal de forma suave e eficiente.

O ChanServ foi realmente o primeiro dos serviços da DALnet e nasceu em 19 de Janeiro de 1995. O primeiro canal a ser registado foi #DS9 (Deep Space 9). MirclMax costumava passar muito tempo nos canais #StarTrek e #DS9 da EFnet. Quando ele chegou à DALnet, naturalmente foram aqueles que ele pensou registar em primeiro lugar. MirclMax registou os 3 primeiros canais: #DS9 #dragonrealm, o qual se estabeleceu como o local de estar e de ajuda da DALnet, e #StarTrek. O quarto canal a ser registado foi o de dalvenjah #AFD (alt.fan.dragons), nome baseado no newsgroup; #PBride (Princess Bride) veio a seguir e depois houve muitos mais.

NickServ nasceu alguns meses depois em 1 de março de 1995. O primeiro Nick registrado foi Morph, mas ao longo dos anos ele mudou de Morph Para Morpher, por isso que a data não é mais precisa. O mais velho Os nicks registrados hoje são JoeBlow, WatchMan, MirclMax e dalvenjah, naquela ordem.

Alguns dos DALnetianos regulares nesses dias eram: Geordie, WillRiker, Jadzia, Data, Worf; rapidamente tem-se a impressão que havia um número de fans do Star Trek na DALnet.

Na altura, MirclMax, como fundador de #dragonrealm, tinha um hábito interessante. Ele costumava colocar o limite de utilizadores a entrar no canal (modo +l) a qualquer que fosse o número total de utilizadores simultâneos na rede. Diz-se que chegou a alcançar cerca de 250.

Os serviços estavam originalmente conectados ao servidor uncc.dal.net, a correr na mesma máquina em que Morpher estava enquanto trabalhava nisso. Quando o projecto foi completado, foi movido para mindijari.dal.net onde havia um pequeno grupo de pessoas que mantinham o código.

HelpServ veio a seguir. Originalmente continha os ficheiros de ajuda para o cliente ircII. Para ircII, não obtias necessariamente os ficheiros de ajuda com o programa uma vez que estavam numa package separada. Daí, a ideia original era ter um bot com os ficheiros de ajuda de forma a que pudesses também ter aí os próprios textos de ajuda da rede.

Então agora estamos todos preparados! "Oh, oh! adivinha o quê, necessito dizer algo a um amigo mal ele encontre-se online, mas poderei não estar aqui nessa altura." Ok, porque não criar um serviço através do qual pudéssemos deixar uma mensagem para outro utilizador. "Fixe! Como o iremos chamar?" E então todos começaram a dar ideias... NoteServ, MsgServ, e finalmente a mãe de Lefler surgiu com o nome MemoServ e todos gostaram, e então assim foi.

Lefler foi então designado para o código MemoServ. Aetobatus Manteve o código de serviços depois disso e mais tarde JoelKatz se juntou como Bem e fiz algumas melhorias, livrou-se de muitos insetos e fez Os serviços atendem ao crescente número de usuários, até uma reescrita por Taz. Os serviços estão sendo desenvolvidos e mantidos por MSofty, Kobi_S, Habilidade e xPsycho.

Desde então, os Serviços têm sido uma parte integral da DALnet. Eles foram modificados em ocasiões, dependendo das necessidades de mudança da rede, e com o tempo, novos serviços também foram adicionados.

A DALnet percorreu um longo caminho para tornar-se uma das maiores redes e a única rede grande com Serviços. Sempre considerou o bem estar dos seus utilizadores como a sua "directiva primária". Esta ideologia conduziu ao desenvolvimento de sistemas de ajuda online e offline para utilizadores que o necessitem; (mailing lists, canais, websites e documentos).

A existência da DALnet deve-se solidamente à boa vontade das pessoas. A largura de banda usada por cada servidor é doada como um serviço à comunidade da Internet. Todo o staff da DALnet são voluntários que doam o seu tempo para o benefício da rede e dos seus utilizadores.

O futuro da DALnet depende desses voluntários e dos utilizadores. Cremos que existem muitas coisas boas a vir, e esperamo-te encontrar online para partilhá-las. Obrigado por escolherem a DALnet!

Alguém disse uma vez: "O começo da DALnet? Uma palavra: #StarTrek" Agora já sabes a razão. =) Uma vida longa e próspera!

3 · Tabela de Crescimento.


Dia	    Mês                Ano          Nº Utilizadores          Nº Servidores
        Julho              1994	        25                           2-4
        Fevereiro          1995	        100                          5
        Novembro           1995	        1,000                        7
        Junho              1996	        5,000                        8
        Dezembro           1996	        10,000                       12
        Julho              1997	        15,000                       20
26      Outubro            1997	        20,000                       30
08      Agosto             1998	        30,000                       35
19      Agosto             1998	        40,000              Estável desde então
        Outbro             1999	        50,000              Estável desde então
01      Janeiro            2000	        60,000              Estável desde então
14      Outubro            2000	        70,000              Estável desde então
02      Dezembro           2000	        80,000              Estável desde então
        Julho              2001	        90,000              Estável desde então
        Janeiro            2002	        100,000             Estável desde então
        Junho              2002	        140,000             Estável desde então
        Outubro            2002	        95,000              Estável desde então
        Março              2003	        20,000              Estável desde então
        Julho              2003	        30,000              Estável desde então
        Dezembro           2003	        35,000              Estável desde então
        Fevereiro          2004	        40,000              Estável desde então
15      Dezembro           2006         30,000                      41


O declínio de utilizadores entre Outubro de 2002 e Março de 2003 foi causado pelos Ataques Distribuídos de Negação de Serviços (Distributed Denial of Services -DDoS-) contra a rede. Mesmo então, a DALnet não perdeu a sua popularidade e alguns utilizadores regressaram.

4 · Estrutura da Organização

A estrutura da organização da DALnet está baseada em duas ideias chave: o caos cooperativo e a cadeia de responsabilidade.

Cada pessoa que pertence ao staff da DALnet opera voluntariamente. Embora hajam responsabilidades trazidas por esses compromissos, o facto de que elas ofereceram-se voluntariamente para essas tarefas significa que tudo é um caos feliz. Não é esperado que ninguém do staff da DALnet faça uma tarefa que não goste.

Este "caos", no entanto, não implica que a DALnet careça de organização. O sistema de operação da DALnet está distribuído por várias equipas (teams), e a ideia de ter uma cadeia de responsabilidade assegura que cada pessoa do staff da DALnet tem um superior, que tem a responsabilidade e obrigação de suportar, bem como controlar e comandar várias tarefas diferentes.

Ao contrário da crença popular, existe mais do que uma cadeia de comando na DALnet. Abaixo está uma descrição disso.

Organização Principal

Operadores de IRC

Canais

Canais de Ajuda

4.1 Organização Principal:

A Organização Principal consiste em três posições separadas, trabalhando em conjunto num esforço consertado, enquanto permanecendo nas suas próprias área ao mesmo tempo. O seu objectivo é manter a estrutura e operações da DALnet.

AOB (Concelho Administrativo de Vigilância - Administrative Oversight Board -- Anteriormente conhecido como Comité Executivo - Executive Board (EB))

DNO (Director de Operações de Rede - Director of Network Operations )

A Organização Principal então divide-se em três ramificações diferentes: os Servidores, os Serviços da DALnet e os Serviços do Utilizador.

Os Servidores são operados pelos Administradores de Servidor e o seu pessoal de Operadores de IRC. A função principal da rede é manter os servidores linked e a funcionar em harmonia. Cada Administrador de Servidor é responsável pelo bom funcionamento e administração interna do seu servidor.

Os Serviços, quer sejam os Serviços da DALnet ou os serviços para os utilizadores, equipas foram criadas, para satisfazer as necessidades dos utilizadores e da rede.

Cada Equipa (Team) tem um Líder de Equipa (Team Leader), que é responsável pela performance e eficiência da sua equipa. Algumas das equipas são mais elaboradas do que as outras, e daí têm sub-equipas, que por sua vez também têm os seus próprios Líderes. Estas sub-equipas respondem às suas equipas principais, enquanto que as equipas principais respondem ao AOB ou ao DNO.

As diferentes posições numa equipa são determinadas de acordo com as necessidades de cada equipa. Geralmente, pode-se considerar as equipas como um grupo de pessoas com um objectivo comum. Algumas dessas equipas requerem que os membros da equipa tenham um certo nível de acesso ao Serviços (Por exemplo, KLine, Services Root Administrators, e Coders), enquanto outros não (Por exemplo, KLine, Services Abuse and Services Root Administrators). Para maior informação acerca das equipas da DALnet, por favor visita: http://www.dal.net/admin/teams.php3

Em baixo temos uma lista das equipas que estão actualmente activas na DALnet.

4.2 Operadores de IRC - IRC Operators

É comunmente aceite que a pessoa que é designada como um IRCop é automaticamente todo poderoso e influente. A verdade é que isso não é assim.

Os Operadores de IRC têm diferentes responsabilidades e níveis de acesso. Estes podem-se dividir em três categorias principais. Se desejares mais informação, por favor vai a: http://docs.dal.net/docs/operinfopt.html

1.- Acesso Administrativo:

DNO = Director de Operações de Rede - Director of Network Operations

AOB = Conselho Administrativo de Vigilância (Anteriormente conhecido como Comité Executivo) - Administrative Oversight Board (Formerly known as Executive Board - EB)

2.- Acesso aos Serviços:

SRA = Administradores de Serviços de Raiz - Services Root Administrators

CSop = Operador de Serviços de Canal - Channel Services Operator

SA = Administrador de Serviços - Services Administrator

3.- Acesso à Rede:

Administradores de Servidor - Server Admins

Operadores Globais - Global Opers

Operadores Locais - Local Opers

4.3 Canais

Cada canal na DALnet é um organismo autónomo dentro duma grande organização. A partir do momento em que um canal é registado através do ChanServ, é automaticamente reconhecido por todos os servidores na rede, assim como o estabelecimento do seu Fundador. O Fundador de cada canal (a pessoa que o registou), tem total controle e autoridade sobre o seu canal, bem como responsabilidade. Os Fundadores e os seus staffs de operadores de canal, têm de cumprir as regras gerais da DALnet.

A estrutura principal dos canais, tal como a conhecemos, inclui o Fundador, os SOps e os AOps.

Cada canal é livre para criar as suas próprias regras, regulamentos, linguagem, tópico, e qualquer outra preferência. Todos os utilizadores que tenham nicks registados são livres para registarem canais usando o ChanServ.

4.4 Canais de Ajuda

Esta é uma área que não deve ser listada separadamente tanto quando diga respeito à estrutura da DALnet. No entanto, isto foi feito para clarificar um comum mal entendido.

Uma das equipas da DALnet, o Comité de Ajuda (HC), é responsável para fornecer ajuda aos utilizadores de várias formas. Uma dessas muitas formas é fornecer canais de ajuda, onde os utilizadores podem entrar e colocar as suas questões em relação a vários assuntos, via diferentes idiomas.

A maioria dos canais de ajuda são independentes e foram reconhecidos (após serem submetidos a diversos pontos de investigação pelo Comité de Ajuda), como canais oficialmente recomendados na DALnet.

O erro comum que muitos utilizadores fazem é acreditarem que as pessoas que "trabalham" nesses canais têm algum tipo de acesso ou autoridade na DALnet. Elas não têm.

"Ajudante" (Helper) não é um nível de acesso na DALnet. Estes ajudantes são principalmente utilizadores regulares, que dão o seu tempo voluntariamente para ajudar outros, e não têm qualquer acesso na rede em si.

Eles são apenas utilizadores com, talvez, um pouco mais de experiência e conhecimentos numa certa área, e que estão felizes por ajudarem-te com o que sabem, ou orientarem-te na direcção certa. Eles são uma parte muito importante da DALnet.

5 · Algumas das Pessoas que ajudaram a DALnet a ser o que é hoje

muitas pessoas que trabalharam arduamente e ajudaram a DALnet a tornar-se o que é hoje. Já sabemos quem são os "Pais Fundadores" da DALnet: dalvenjah, Morpher e MirclMax, WatchMan e -um pouco mais tarde- Lefler.

Aqui temos algumas pessoas que também fizeram muito pela DALnet junto com as suas realizações, listadas em ordem alfabética. Ainda, existem muitíssimas outras pessoas que também merecem muito créditos e no entanto não são mencionadas muito provavelmente porque elas não fáceis de localizar, mas estamo-lhes muito agradecidos. Obrigado a todos por darem-nos a DALnet!

5.1 Aetobatus

Ele ajudou a programar um pouco no início. Foi administrador (oahu.*). Director Técnico e membro de EB. Demitiu-se em 1 de Fevereiro de 1998 devido à falta de tempo.

5.2 acire

Ex-Líder da Equipa de Hostmasters. Fez um pouco de routing. AA de barovia.*. Muito inteligente, ela sabia o que fazia.

5.3 Ahnberg

Ingressou na DALnet em 1995. Atualmente DNO, admin for mozilla. *, Membro de A maioria das equipes. Amigável e sempre lá quando você precisar dele.

5.4 Dakal

Ex-membro da SRA, Ex-Líder de Equipe de Roteamento. Co-Criado o novo Equipe de treinamento junto com White_Dragon. Trabalhou bastante DALnet.

5.5 Donwulff

Esteve em frente da equipa de programação da DALnet durante 1996 e 1997 enquanto se desenvolvia o ircd Dreamforge. Também esteve envolvido num projecto na DALnet (o qual nunca foi executado) que consistia em livrar-se de muitos bugs no código, embora ele programasse o seu próprio ircd que corrigiu muitos desses problemas. Basicamente, ele foi o programador que actuava por detrás das cenas que poucas pessoas sabiam.

5.6 Fredfred

O líder actual da Equipa de Documentação desde 2002, tradutor Alemão oficial. Um bom apoiante para todos os membros dos documentos. Ele tomou este lugar após os ex-líderes Ladydana, Dalila e TheQueen

5.7 gamma

AA de jade.* Começou como líder da Equipa de Exploits, Membro da equipa de abuso de serviços e líder da equipa de encerramento, depois tomou conta da Equipa de Kline quando LadyMorgaine foi-se embora. Actualmente é um membro SRA.

5.8 Geordi

Ele foi um dos administradores originais na DALnet em xanth.dal.net. Na altura em que só haviam cerca de 7 servidores no total.

5.9 JoeBlow

Ex-membro de AOB. Ex-membro de SRA. Costumava lidar com aplicações para os servidores, o que está a ser feito actualmente por Ahnberg.

5.10 JoelKatz

Ex-membro da AOB, ex Diretor de codificação, e ex SRA. Ele escreveu o Guias CSOp originais. Ex-administrador de alguns servidores (igc. *, Enterprise. *, Glass. *, Wizlink. *, Host. *). Mal chega online não mais. Usado para ser ativo nas listas de discussão.

5.11 LadyMorgaine

Ela era SOp de #DALnetHelp antes de tornar-se directora da Equipa de KLine após mittens ser removida. Foi AA em sodre.*. CaeSpock tomou o seu lugar como AA em sodre.* depois dela renunciar.

5.12 lucas

Ex-membro da SRA, costumava programar os Serviços, era líder da Equipa de Programadores. Ex-admin de hebron.*.

5.13 Luce

Era uma operadora Australiana originalmente de glass.* e de armidale/bunyip.*. Depois tornou-se parte do staff de davis.*. Era uma excelente IRCop/CSop. Diz-se que se todo o nosso staff tivesse a mesma atitude/inteligência/empenho que ela teve, não existiriam falhas no staff neste momento. Ela já não faz parte do staff devido a compromissos na vida real.

5.14 mittens

Ela começou em KLine e agregou várias formas de controle. Também era uma treinadora de operadores.

5.15 MSofty

Actualmente programador e ex-líder da Equipa de Routing (ainda activo) e também membro de SRA. Membro actual de AOB. Admin de toronto.*. Mantém e desenvolve serviços e users.dal.net. Mais ou menos calado, embora seja um tipo fixe quando fala de facto.

5.16 Raistlin

Operador durante muito tempo. Membro fundador de #DALnetHelp (SOp Steering Committee). Escreveu o bot original de #DALnetHelp, HelpBot. Ex-membro da equipa de treino de operadores. Está na DALnet desde o começo, e embora tenha-se mantido atrás na administração da DALnet, tem sido um grande apoio para todos os que lá estão.

5.17 Raistlin_Majere

Um dos membros mais antigos do staff da DALnet. Trabalhou para toledolink.* onde glass.* estava localizado. Membro de KLine, Routing e Administração de Testnet. Também ex-líder de Bahamut e da equipa de CyberCafe.

5.18 Rakarra

Ex-programador de ircd, fez muito pela equipa de programação durante o estágio dreamforge, ex-co-admin de davis.*. Um bom tipo. Ainda pára por aqui nas mailing lists e IRC de tempos a tempos

5.19 Russell

Ele foi o admin original de glass.*. Fez muito da programação na etapa prévia ao dreamforge ircd e realizou trabalho nos Serviços também. Esteve de facto em frente da programação ircd durante algum tempo até Donwulff ter tomado o cargo.

5.20 Sentinele

Ela era membro de EB (secretaria de EB). Líder do Comité de Ajuda / Directora de Recursos Humanos. Ajudou muito a tornar os canais de ajuda naquilo que são hoje. Fez manutenção da Directoria de Staff. Demitiu-se de EB em 1 de Janeiro de 1998, permaneceu como IRCop por algum tempo e depois foi-se embora.

5.21 Studded

Ex-COO; Ele era uma pessoa rígida e directa, mas sempre honesto e justo. Ele trabalhou arduamente e era dedicado. Ele trouxe muito sentido de ordem à DALnet, que ainda permanece actualmente. Responsável pela criação e gestão de #OperHelp. Demitiu-se em 20 de Junho de 1999, devido à falta de tempo por coisas da vida real.

5.22 taz

Ex-CEO, Ex-SRA, escreveu o código original para os Serviços da DALnet. Ele demitiu-se em 2003.

5.23 toolman

Actualmente SRA, membro de AOB. Admin de liberty.*, Ex-SOp em #DALnetHelp. Era Líder Interino da Equipa de Routing. Ahnberg tomou essa posição actualmente.

5.24 White_Dragon

Um programador genial, muito criativo. Ele adicionou muitas funções ao OperServ e a opção nomemo para o NickServ. Ex-SRA. Era operador em dreamscape.* até ter-se tornado admin de opus.* . Ele fez muito trabalho técnico para a DALnet em varias áreas. Co-criador da nova equipa de treino juntamente com Dakal. Ele foi responsável em dar a iniciativa para o projecto bahamut. Ele continua por aí a conversar em alguns canais de que gosta.

5.25 Wizzu

Scripter de IrcII. Ele era membro original da Equipa de KLine (backup, coordenador e líder encarregado) até 1998. Escreveu o novo Manual de Operadores da DALnet, Jun-Set de 1997. Fundador e líder da equipa de Documentação de Utilizadores da DALnet até 1998. Membro da Equipa de Programação. Membro do Comité de Ajuda. Fez manutenção da Directoria de Staff. Mantinha as FAQ e guias. Deixou a DALnet em finais de 1998, e abandonou todo o tipo de participação activa na administração. É actualmente CSop em toronto.*, membro auxiliar da equipa de Treino, membro regular da equipa de documentação, activo no editorial dos documentos de ajuda.

5.26 xPsycho

actualmente membro SRA. programação e manutenção de serviços. Ex-membro AOB.

6 · Entrevistas com os Fundadores

Sei que a maioria de vocês provavelmente questionam-se em relação a algumas coisas acerca dos Fundadores da DALnet, então, bem, aqui está uma pequena entrevista, espero que satisfaça alguma da vossa curiosidade.

6.1 MirclMax

1.- O que é a DALnet para ti? O que significa para ti?

A DALnet é especial para mim. É agradável ver uma ideia/visão que tiveste tornar-se realidade.

2.- Porque é que sempre tiveste a missão de trabalhar tão arduamente para a DALnet?

É algo pelo qual importo-me.

3.- Como é que a responsabilidade da DALnet afecta a tua vida real?

Eu tenho a tendência de manter as duas separadas. Na maior parte não afecta a minha vida real. Aparte do facto que eu tiro tempo dos meus dias para lidar com assuntos da DALnet.

4.- Como sentes-te acerca de ser temido/respeitado e uma espécie de estrela de cinema inalcançável para os utilizadores da DALnet?

O respeito parece-me bem. Não sou de forma alguma inalcançável. Eu converso com as pessoas em #StarTrek a toda a hora. Eu respondo a emails, tento responder a mensagens quando é possível. Penso que a única parte que é irritante é quando as pessoas desejam falar comigo *somente* devido ao meu status na rede. Isso dá-me pouco incentivo de responder-lhes de volta.

5.- Quem és tu? (como pessoa)

Como disse antes, eu tento manter a minha "vida real" separada da DALnet. Por isso não entro em detalhes pessoais.

6.- O que gostarias de ver acontecer a seguir na DALnet?

Gostaria de continuar a vê-la crescer e continuar a ser a melhor rede de conversação por aí.

7.- O que é que gostas mais acerca da DALnet?

Gosto do facto de que pode-se conhecer pessoas que normalmente não terias a chance de conhecer. Torna de facto o mundo um local pequeno. Também gosto do facto que é tão "oportunidades iguais" quanto possível. Quando falo com alguém, não sei a idade deles, religião, sexo, nacionalidade ou mesmo deficiência (a menos que o mencionem). Penso que é bom que na DALnet todas as pessoas têm a possibilidade de serem tratadas de igual forma.

8.- Porquê escolheste o teu nick?

O meu nick está em referência com o caracter Miracle Max do livro/filme "A Princesa Prometida"/"The Princess Bride". O meu nick é MirclMax devido ao facto de o ter escolhido antes da DALnet existir e nessa altura os nicks estavam limitados a 9 caracteres.

9.- Alguma vez pensaste em 1994 que iria crescer tanto? Quais eram as tuas expectativas na altura?

Penso que tivemos expectativas sempre muito grandes. Escolhemos sair e criar algo novo e algo melhor. Criámos os "Serviços" (NickServ/ChanServ/MemoServ) os quais rapidamente tornaram-se standard para qualquer rede que tenha surgido após a nossa. O que decidimos que queríamos fazer, era fazer um IRC "correcto". Ainda não somos perfeitos, mas estamos a fazer o melhor que podemos.

10.- Alguma outra coisa que gostarias de adicionar?

Nope :)

6.2 Morpher

1.- O que é a DALnet para ti? O que significa para ti?

Originalmente, Dal e eu apenas fizemos link aos servidores... mas cresceu até ser uma das maiores redes de IRC, o que ainda é surpreendente quando penso em relação a isso.. hehe

2.- De volta a 1994, alguma vez pensaste que iria ser tão bom? Quais eram as tuas expectativas na altura?

Não fazia ideia; linkear os servidores na altura era algo que fazíamos por fazer; não creio que nenhum de nós sabia no que se ia tornar.

3.- Porque é que deixaste de ser parte do staff/administração da DALnet, ou como desejares chamar?

Após 4 anos na administração, decidi ter um pouco de paz e sossego... poderei regressar, no entanto.

4.- Como é que a responsabilidade da DALnet afectou a tua vida real?

Bem... fiz vários amigos enquanto estava no staff da DALnet, muitos dos quais conheci na vida real, não teria muitas razões para ir à Finlândia no Verão passado doutra forma.

5.- Como sentes-te acerca de ser temido/respeitado e uma espécie de estrela de cinema para os utilizadores da DALnet?

Simplesmente ignoro-o.

6.- Quem és tu? (como pessoa)

Bem... tenho 27 anos (nesta altura)... vivo na Carolina do Norte, Estados Unidos, estudei Ciência de Computadores na faculdade, aprendendo por mim mesmo um pouco sobre tudo o que dei nas aulas, programo como passatempo, e agora trabalho para uma empresa de software fazendo isso profissionalmente.

7.- O que gostarias que acontecesse a seguir na DALnet, agora que sabes o quanto boa se tornou actualmente?

Aparte de conduzir a administração de algumas das políticas (as quais parecem ter-se sumido em parte de qualquer forma, embora eu possa estar enganado), não muito. hehehe

8.- O que é que gostas mais na DALnet?

Originalmente era o facto de que era uma rede pequena, mas isso já não fazia muito sentido :) então, a razão principal pela qual continuei a voltar era que a maioria dos meus amigos estão aqui.

9.- Porquê o teu nick?

Começou como Morph, o personagem dos X-Men, mas passou por um par de alterações tentando evitar os killers de colisão de nicks na EFnet (antes de haver protecção no servidor contra essas coisas), a versão actual é melhor :)

10.- Vocês todos pensaram originalmente que isto seria uma rede pequena... quando começou a crescer... porque é que sempre esforçaram-se em trabalhar tão arduamente?

Era algo muito interessante, especialmente durante a altura de vê-la a crescer... após ter começado a nivelar, foi mais ou menos a altura em que eu abandonei o staff.

11.- Alguma coisa que gostarias de adicionar?

Nada.

6.3 WatchMan

1.- O que é a DALnet para ti? O que significa para ti?

É algo que observei a crescer durante anos e anos, através de muito trabalho árduo e muitos erros e muitas coisas más, e o resultado final é o que tu vês quando conectas-te. Não está de forma alguma perto da perfeição, mas é muito melhor do que algumas pessoas pensam. É o resultado final de muitas pessoas a trabalharem em conjunto, mas não necessariamente em direcção aos mesmos objectivos. É o resultado de anos e anos de conflitos.

Para mim, pessoalmente, é algo que faz parte da minha vida por um tempo longo agora. Tristemente, é uma recordação de potencial desperdiçado. É um moinho de vento que não consigo parar de lutar mesmo quando devia. É algo que sabe a amargo -- mas ocasionalmente, surpreendentemente, é doce e suave e gentil e bom. Não muitas vezes, mas algumas.

Por exemplo: Recebi um email dum utilizador no outro dia -- ela disse-me que conheceu o marido dela na DALnet e queria agradecer-me por ter tornado isso possível. Não sei se construir tudo isto e passar por todo esse trabalho para que alguém possa conhecer um tipo agradável seja realmente algo rentável, mas hey, não posso criticá-lo. Fez-me ficar contente.

2.- Alguma vez pensaste em 1994 que iria tornar-se tão grande? Quais eram as tuas expectativas na altura?

Não sei. Não consigo lembrar-me. Era algo... não era acerca de tamanho. Sou firmemente da opinião de que preferiria ter uma rede pequena que funcionasse a ter uma grande que não funcionasse. Tomarei qualidade sobre quantidade em qualquer dia da semana.

3.- De que forma é que a responsabilidade da DALnet afectou a tua vida real?

Quando fico acordado até muito tarde para limpar estragos, afecta-me muito. Quanto menos disser em relação a isso, melhor...

4.- Como sentes-te acerca de ser temido/respeitado e uma espécie de estrela de cinema para os utilizadores da DALnet?

Oh, Cristo, espero não ser. Honestamente creio que a adoração de heróis é para os fracos e estúpidos -- ovelhas, poderás dizer, embora não sinta-me bem em tratar as pessoas assim. Se alguém quiser realmente respeitar-me, tenho esperança que eles respeitem o que eu faço e digo, não o estúpido crachá do escritório que acontece trazer posto em certas alturas. Qualquer poder que tenhamos aqui é insignificante no mundo real. Acho surpreendente que as pessoas dêem tanta importância à "irmandade de IRCops", por exemplo. Tornou-se um tal símbolo de status enorme, e é realmente sem sentido para qualquer um que preocupe-se em parar e pensar no assunto. O que não é dizer que os IRCops e outros membros do staff não sejam vitais para as nossas operações. Eles são; ficaríamos completamente perdidos sem essas pessoas. É apenas que a maioria das pessoas parecem não fazer ideia do porquê os temos ou o que eles fazem ou porquê são de valor para nós...

5.- Quem és tu? (como pessoa)

Sou escritor.

A minha identidade secreta de superheroi é Capitan Disdain -- Eu sou como Mr. Furious de Mystery Men, excepto que sou mais fácil de provocar.

6.- O que gostarias de ver acontecer a seguir na DALnet?

Não creio ter quaisquer esperanças aí, realmente. Gostaria de ver as pessoas a crescer, a evoluir além desses jogos de poder sem sentido e começarem-se a aperceber o potencial que este lugar e a Internet têm de forma geral, em vez de desperdiçarem as suas vidas em lutas malditas de nicknames e canais ou autoridade.

É como.... nós formámos este lugar para que as pessoas pudessem comunicar em paz, e depois apareceram esses grupos étnicos que recusam falar uns com os outros e vêm até nós e dizem-nos que devíamos remover essas pessoas da rede por qualquer que fosse a razão, porque acontece que eles parecem ser doutro país, porque têm a cor de pele errada ou preferência sexual, ou o que quer que seja... Nós não construímos nenhuma classe de modelo orwelliano, um paraíso de tontos com preconceitos, mas há por aí fora pessoas com o objectivo de criar um tal lugar.

Estas pessoas parecem chocadas quando dizemo-lhes que não nos importamos com os seus problemas neste nível, que elas não significam nada para nós, que nós não fazemos este tipo de julgamentos. Como se fossemos os tipos que tinham algo errado em relação a elas.

É um estereótipo, mas não podemos todos dar-nos bem uns com os outros? Claro, também caímos nos velhos problemas éticos com a liberdade de expressão. Eu sou firmemente da escola de pensamento em que "Posso pensar que tu não prestas mas penso que tens o direito de exprimires-te", mas eu tenho de dizer que quando algumas pessoas doentes, quer sejam da extrema direita ou simpatizantes do KKK, rastejam para fora e começam a meter-se com os pretos ou judeus ou gays ou qualquer que sejam os grupos alvo, é difícil ver o que se deve fazer. É um conflito difícil -- o que é mais importante, assegurar que essas pessoas têm assegurada a sua liberdade de expressão, ou ter a certeza que elas não espalham a sua sujidade para outras pessoas? O mundo não é preto e branco, nem de vista longa, mas existem pessoas por aí fora que são realmente escumalha sub-humana sem valor. É difícil lidar com essas coisas de forma satisfatória. Não creio haver tal forma, realmente.

É deprimente ver que estes cabeças ocas existam -- e embora eu creio que eles têm o direito de dizer tais coisas, ainda sinto esta grande vontade de estacionar um Buick nos seus traseiros. É um lugar comum, mas desejava que as pessoas simplesmente se dessem bem umas com as outras, ou pelo menos _tentassem_ dar-se bem...

Então, o que é que eu gostaria de ver acontecer a seguir na DALnet? Eu gostaria que as pessoas crescessem e ficassem mais espertas. Mas não vou suster a respiração, não neste mundo.

7.- O que é que gostas mais na DALnet?

Esses momentos quando sinto que estamos _realmente_ a fazer algo direito e é bom e funciona. Eles são difíceis de definir, mas conseguir um desses vale apena passar por montes de trabalho e agravantes.

8.- Porquê escolheste o teu nick?

É algo que escolhi duma coisa muito, muito velha que escrevi muito tempo atrás quando a DALnet sequer tinha sido pensada vir a existir algum dia e antes do IRC ter sequer sido inventado. Já não tenho isso--não julgo que alguém tenha, embora talvez alguém ainda o tenha a apodrecer num velho disco rígido algures. Espero que não, para ser honesto; deve ter sido muito horrível.

9.- Porque é que sempre dedicaste-te a trabalhar tão duramente?

Era jovem e necessitava do dinheiro. Claro, não existe dinheiro nisto, o que também prova que eu era estúpido... Não, mais seriamente, nós éramos pessoas muito chegadas que trabalhávamos em grupo, dalvenjah e eu e o resto do gang, e era na maior parte um esforço de grupo. Faziamo-lo por diversão, e porque podíamos, e parcialmente -- deve ser admitido -- porque queríamos provar que podia ser feito; subscrevemos a princípios que eram radicalmente diferentes daqueles de outras redes. Ou, colocado de outra forma, estávamos impacientes em fazer algo de maneira difícil e éramos estúpidos demais para conhecermos algum método melhor. Não era realmente esperto, se a verdade fosse dita, mas não posso dizer que estou arrependido.

Claro, muito desse idealismo foi deixado cair através dos anos, mas algum ainda permanece. Já não somos aquilo que queríamos ser, mas a vida raramente funciona da forma que queremos. Uma coisa é manter uma utopia a 80 ou 800 utilizadores, e algo completamente diferente é fazê-lo com 80.000 utilizadores... não que a DALnet alguma vez tenha sido uma utopia de algum tipo, mas vês a ideia.

Não, nós acreditávamos nisso no passado, e foi muito divertido, e fizemo-lo com bons amigos. Agora temos este monstro de rede, e muitas dessas pessoas foram-se, mas se conseguimos que as pessoas falem umas com as outras -- e eu quero dizer _falar_, não apenas arranjarem confusões e brincar com scripts e "LOL" a piadas da treta; Estou a falar de troca real de ideias e de comunicação com sentido aqui... se as pessoas fizerem isso, não terá sido então tudo em vão.

Faria a mesma coisa novamente? Não, absolutamente não. O IRC de hoje já não é o que costumava ser. Era usado por pessoas que comunicavam com frases coerentes. As pessoas realmente juntavam-se e falavam acerca das coisas. Costuma ser fixe -- "oh meu Deus, esse tipo no outro lado do maldito _planeta_ consegue ver o que eu escrevo quase instantaneamente após eu ter premido enter!" Costumava ser uma coisa grande, costumava ter importância.

Nestes dias é como uma enorme linha de conversação sem sentido com ironias de idiotas quase iliterados. Eu dou-me conta que isto não é a coisa mais bonita que posso dizer, mas perguntem a qualquer pessoa que tenha estado no IRC -- em qualquer rede -- durante 5+ anos, e ela dir-te-á a mesma coisa. Tornou-se um lugar comum e mundano. Não existe nada _errado_ com lugar comum ou mundano, se te importas, mas não existe sentido de maravilha de sobra para motivar as pessoas -- para motivar-me, para ser mais específico... Encontrar uma conversação interessante é quase impossível num local onde parece que a maior parte das pessoas, escrevendo "LOL" repetidamente é o pináculo da comunicação.

É um lugar comum, mas conectar-se é simplesmente fácil demais nos dias que correm. As pessoas tomam isto como garantido. Nunca lhes ocorre sequer que elas poderiam de facto falar sobre algo mais do que o que está na TV.

E sim, _existem_ muitas pessoas com miolos e habilidades sociais e personalidades, e quando eu encontro uma, conto as minhas benções. Essas são as pessoas pelas quais nos metemos nisto em primeiro lugar.

10.- Alguma coisa que gostarias de adicionar?

Então, isto não é suficiente?

7 · Conclusão

Agradecimentos especiais às pessoas que gentilmente ajudaram-me com informação para juntar a este documento: MirclMax, CaeSpock, Wizzu, Morpher, azhreia, Pangea, gamma e RadiX. Muito obrigado a vocês todos pelo vosso tempo e paciência.