Operadores de IRC

Versão 1.1.4


Última tradução feita por Master_of_Chaos em 2005-10-25

Última revisão feita por Documentations Team () em 2017-05-11

Originalmente escrito por LadyDana () e curve () em 2000-12-17

Por favor dirige quaisquer comentários ou feedback acerca deste documento (apenas! não envies solicitações de ajuda!) a docs@dal.net. Se necessitares de ajuda em relação a temas não cobertos por este documento, por favor vê a seguinte informação http://help.dal.net.

Introdução

Existem muitos mitos e ideias erradas em relação aos Operadores de IRC, as suas responsabilidades, os comandos a que têm acesso e por aí fora. Este documento descreve as responsabilidades que os Operadores de IRC têm na DALnet, e o que eles podem e não podem fazer. Também clarifica alguns dos mitos em relação aos opers que possas ter ouvido e é uma boa fonte caso queiras saber mais acerca da estrutura administrativa da DALnet.

Se necessitas da ajuda dum IRCop, por favor vê http://docs.dal.net/docs/findoperpt.html.

Conteúdo

1 · O que é um IRCop?

O termo IRCop significa Operador de IRC, não IRC Cop ou mIRC Cop (Cop em Inglês é polícia) como alguns crêem (é importante distinguir entre IRC e mIRC, uma vez que o mIRC é um programa usado para aceder ao IRC; existem muitos outros clientes de IRC além do mIRC). Também se refere a eles como um oper.

Os IRCops são utilizadores que têm acesso a comandos que lhes permitem administrar o seu servidor na rede. Eles habitualmente têm mais experiência com o IRC e com a rede DALnet do que os utilizadores normais, e são daí qualificados para lidar com situações problemáticas. Por favor nota que todos eles são voluntários e não são pagos pelo seu trabalho.

2 · Quais são as responsabilidades dum IRCop?

A função primária dum IRCop é ver que o seu servidor, e a rede como um todo, estão a funcionar bem. Isso inclui remover clones, flooders e quem faça publicidade em massa (spammers) e desconectar e reconectar servidores para corrigir lags significativos ou netsplits (uma explicação sobre netsplits está disponível em http://docs.dal.net/docs/netsplitspt.html).

Um IRCop também pode escolher despender algum do seu tempo a ajudar utilizadores. Por exemplo, uma das razões mais comuns pelas quais se procura um IRCop é porque te esqueceste da password. Note-se que um IRCop não tem na realidade a *obrigação* de ajudar os utilizadores embora seja encorajado a fazê-lo pela administração da DALnet.

Um administrador dum servidor específico, pode exigir que os seus opers dêem um tempo de ajuda determinado, mas isto não se aplica a todos os servidores. Mesmo que um IRCop esteja num desses servidores, eles têm o direito de recusar dar assistência por qualquer razão que queiram. Por favor tem em mente que a maioria dos IRCops estão na maior parte do tempo ocupados com as suas várias tarefas em adição ao seu próprio tempo de conversação e preocupações da vida real.

3 · O que é que um IRCop não faz?

Ao contrário da crença comum, os IRCops não podem simplesmente fazer tudo o que querem. Eles foram escolhidos como opers para o bem do servidor deles e da rede, e daí, espera-se que sigam as regras e se comportem de forma responsável, de acordo com o seu status.

Os IRCops não se põem a roubar ou fazer drop de nicks e canais apenas pelo gozo. Tudo o que eles fazem é logado e quaisquer acções abusivas são lidadas com severidade. No entanto, isto não significa que os IRCops não tomaram medidas contra utilizadores abusivos, sejam eles spammers, cloners, abusadores de Serviços ou outros arruaceiros. Também existem mitos envolvendo poderes que não existem. Por exemplo, não é possível aos IRCops escutarem a conversa privada de alguém. Embora esta opção possa estar disponível noutras redes, não está na DALnet.

Isto quer dizer que os IRCops não farão drop de nicks ou canais que estão a ponto de expirar. Durante quebras de Serviços, é pouco provável que te dêem op em canais uma vez que não existe forma deles verificarem a tua identidade (noutras palavras, o teu direito de ter op no canal) com certeza absoluta. No entanto, eles ajudar-te-ão com problemas de clones e flood.

Tem em conta que as regras da DALnet dizem que os fundadores de canais podem correr canais da forma que quiserem, mesmo que não sejam justos, desde que não abusem dos Serviços da DALnet. Não existem regras que digam que os fundadores de canais devam ser justos -- se não gostas da forma como algum canal é gerido, existem muitos outros para tentar. Daí os IRCops não têm qualquer autoridade em assuntos internos deste tipo.

Também deve-se notar que os IRCops geralmente não se envolverão eles próprios em assuntos de gestão de canais a não ser que envolva o desrespeito das linhas guias da rede. Problemas tais como serem chutados/banidos de forma injusta dum canal, ops de canais irresponsáveis, etc. devem ser reportados ao fundador do canal.

4 · Como funciona o "opering"?

Uma O:line ('O' maiúscula) indica alguém que é um operador global. O acesso dum operador local está configurado com uma o:line ('o' minúscula).

Em termos técnicos, a O:line é uma linha de código no ficheiro de configuração do servidor de IRC (IRCd). A O:line contém informação acerca do host, nick e password do IRCop. Também especifica os níveis de comandos a que o IRCop terá acesso via o uso de flags que estabelecem modos de utilizador quando uma pessoa invoca o comando /oper . Mais informação sobre modos de utilizador está disponível em http://docs.dal.net/docs/modespt.html.

Quando um Administrador de Servidor selecciona um pessoa que deseja adicionar à sua equipa de IRCops no seu servidor, eles adicionam uma O:line para essa pessoa no ficheiro de configuração. Uma vez que esta linha esteja adicionada, o comando /oper permitirá a essa pessoa tornar-se um IRCop nesse servidor. O IRCop deve sempre conectar-se ao servidor que contém a sua O:line uma vez que o comando /oper não funcionará em nenhum outro.

Daí, um IRCop sempre pertencerá ao staff de servidor dum único servidor (comunmente referido como o seu primário). No entanto, eles também poderão ter a capacidade de /oper noutros servidores, os quais serão conhecidos como os seus backups.

5 · Quais são os diferentes "tipos" de IRCops?

Os IRCops não têm poderes idênticos. Existem diferentes categorias deles e cada uma tem acesso a diferentes comandos. Falando de forma geral, uma categoria tem acesso aos comandos da categoria anterior (com a excepção de server admins). Por isso, as categorias mais altas também enfrentam muito mais responsabilidades e deveres. O seguinte dar-te-á uma ideia geral do que eles podem fazer.

5.1 Operador Local

Um IRCop local, só é mostrado como um oper se estiveres a verificar a informação do WHOIS do servidor que eles estão a usar. Eles têm a habilidade de colocar k:lines (ban local dum servidor), conectar o seu servidor, desconectar utilizadores no seu servidor, ver utilizadores que estão colocados em +i, e algumas outras habilidades limitadas.

Falando de forma geral, um oper local apenas pode afectar coisas no seu servidor particular e não no resto da rede.

5.2 Operador Global

Um IRCop global é mostrado ser oper, não importa o servidor em que estás. Eles podem desconectar utilizadores da rede, têm a capacidade de ver as listas de acesso do ChanServ (aop/sop/count), etc.

Ao contrário dos opers locais, os opers globais podem afectar toda a rede através das suas acções.

5.3 Administrador de Serviços

Um Administrador de Serviços é também conhecido como SA (modo de utilizador +a). Eles podem colocar bans amplos de toda a rede, fazer masskick a canais, ver listas de acesso do NickServ, alterar modos de canal sem terem op ou sem estarem no canal, etc.

5.4 Administrador de Servidor

Um Administrador de Servidor (modo de utilizador +A) é o administrador dum servidor da DALnet. Eles são os responsáveis pelos opers primários no seu servidor e o bem estar do servidor em geral. Podem existir até dois administradores de servidor por servidor.

5.5 Operador de Serviços de Canal

Os Operadores de Serviços de Canal são habitualmente conhecidos como CSops. Eles podem recuperar e enviar passwords, congelar nicks e canais, fechar canais, etc.

Uma vez que eles podem ajudar com problemas de passwords, os CSops são habitualmente os opers aos quais se pede mais. No entanto, não é possível ver se um oper é CSop ou não através do seu /whois. Pode-se ver a lista de CSops com /motd services.*.

5.6 Administrador de Serviços de Raiz

Apenas existe uma mão cheia de SRAs na DALnet e detêm o nível mais alto de acesso aos Serviços. Alguns são programadores de Serviços, enquanto outros são membros do Conselho Administrativo de Vigilância (conhecido como Conselho Executivo no passado), etc. São o único grupo de pessoas que de facto gerem os Serviços e agem sobre os bugs reportados a eles. Falando de forma geral, apenas outros IRCops necessitam consultar com os SRA.

6 · Quais são as diferentes equipas da DALnet?

Existem várias equipas na DALnet. Enquanto que todas não são compostas apenas de opers, a maioria é. Todas existem para um objectivo específico, tal como manter vigilância de publicidade em massa, gerir as mailing lists, gerir as webpages, etc. apenas mencionando alguns exemplos.

Existem algumas equipas principais por debaixo das quais todas as sub-equipas estão agrupadas. Por exemplo, a equipa de MassAds seria uma sub-equipa da Principal K-Line.

Uma lista completa das equipas e dos seus membros está disponível em http://www.dal.net/admin/teams.php3.

6.1 K-Line Principal

A equipa K-Line Principal é de todas a maior equipa na DALnet e é responsável por tudo o que possa causar que um ban da rede seja colocado. Daí o seu nome: a Equipa K-Line. Eles lidam todas as relações com ISPs, julgam a quantidade de abuso vindas dum domínio específico e tomam acções conforme são necessárias.

As sub-equipas da Principal K-Line incluem: Clones, MassAds, Closers, CyberCafe, Exploits, Open Proxy/Wingate e Abuso de Serviços. Por favor visita http://kline.dal.net para mais informação.

6.2 Help Committee

O Help Committee (Comité de Ajuda) também é composto duma equipa principal e as suas várias sub-equipas. Dedica-se a fornecer ajuda para os utilizadores da DALnet. Esta equipa principal lida com os canais de ajuda, dá a sua aprovação para quaisquer novas ideias e discute quaisquer assuntos que se sobressaiam.

As sub-equipas incluem: Documentação de Utilizador, HelpDesk e WebTeam. Pode ser que queiras dar uma vista em http://help.dal.net para descobrir mais.

6.3 Postmaster

Os postmasters são os gestores das mailing lists e dos aliases de email para os opers. A sua sub-equipa, os moderadores, também moderam algumas das mailing lists de forma a que nada inapropriado passe.

6.4 Grupos e Equipas Independentes

Existem também equipas independentes ou grupos que não têm quaisquer sub-equipas e que não são elas próprias sub-equipas. Entre eles estão a Web Team, os Programadores, a Equipa de Segurança, a Equipa de Routing, a Equipa de treino de Opers, os Administradores de Serviços de Raiz, o Conselho Administrativo de Vigilância, etc.

7 · Como me torno um Operador de IRC?

A posição de IRCop não é uma para a qual se possa candidatar. É dada por Administradores de Servidor e tende a ser dada a pessoas que eles conhecem há muitos anos, quer no IRC, ou na vida real. Daí, se o objectivo de ser um IRCop é a tua meta, o mais certo é ficares desapontado e desiludido com o passar do tempo. Ser um IRCop é um trabalho, não um símbolo de estatuto. Foi-te dado este trabalho de forma a que possas ajudar a rede e os seus utilizadores. Se apenas estás interessado em ser um oper de forma a que possas parecer fixe e fazer kill a pessoas que te irritem, então não ficarás o mínimo surpreendido quando dum momento para o outro não puderes ser oper. É um trabalho voluntário. Parecer fixe é apenas um benefício secundário. :)

7.1 Informação Geral

A resposta fácil para está pergunta é que se vais por aí a pedir aos IRCops como te tornares um, tu provavelmente nunca te tornarás um. Não existe uma lista de IRCops potenciais ou qualquer tipo de procedimento de aplicação. Existem na realidade duas formas de alguém se tornar um IRCop: teres o teu próprio servidor DALnet ou ser-te pedido por um admin para seres IRCop no servidor dele. Criar um servidor não é um assunto prático para muitas pessoas, logo, o último é a forma mais comum.

A coisa mais importante que se deve saber em relação a ser um Operador de IRC é que provavelmente não gostarias de todo o trabalho que está envolvido. Ser um Operador de IRC não é uma posição encantadora. Requer uma grande quantidade de trabalho árduo, dedicação, e acima de tudo paciência. A quantidade total de tempo que um operador gasta no IRC a falar com os amigos é drasticamente reduzido. Para usar uma analogia, tu deixas de jogar na piscina, tu és aquele que se senta de lado a observar os outros a divertirem-se. Toma nota, tornar-se um Operador de IRC não te torna num vigilante que anda pela noite a tomar a lei nas próprias mãos. Significa que ir por aí para fazer /kills em massa para livrar este mundo da corrupção faz de ti um "Cop" ou um "IRC Cop" (Cop é polícia em inglês).

É de longe melhor perguntares-te a ti mesmo com o que podes contribuir para a DALnet. O papel de IRCop é de suporte, logo pergunta a ti mesmo o que podes fazer para dar suporte à DALnet -- não com um olho para o que poderias te tornar, mas com a tua mente firmemente fixa naquilo que gostarias de desfrutar contribuir com o tempo. A DALnet necessita sempre de pessoas dedicadas que estão dispostas a ajudar outros, logo se é isto que gostas de fazer, tenta conseguir um papel num dos canais de ajuda oficialmente ou não oficialmente recomendados. Este tipo de trabalho é tão gratificante como aquele dum IRCop e mais realisticamente obtível.

7.2 A Verdade

No passado, existiam alguns canais que eram considerados bons locais para admins encontrar potenciais IRCops. Mal a palavra passou para fora, esses canais rapidamente tornaram-se populados por "wannabe IRCops" (wannabe literalmente significa quero ser) que apenas tinham o desejo de ter "Poder de IRC" sem possuir quaisquer das perícias técnicas necessárias. Agora mesmo, é muito difícil alguém tornar-se um IRCop na DALnet, mas por favor não penses que isto significa que não possas ajudar. #DALnetHelp, #Help, #mIRC, e outros vários canais de ajuda estão sempre à procura de pessoas bem intencionadas que realmente querem apenas ajudar sem procurarem uma forma rápida de obter uma O:line.

Tu passarás uma grande parte do teu tempo a responder às mesmas perguntas vezes sem conta. Ser-te-ão perguntadas todos os tipos de perguntas, e para ajudares em vários campos. Não é esperado que saibas a resposta a tudo, mas é esperado de ti que os dirijas no sentido certo para serem ajudados. Passarás numerosas longas sessões de várias horas a moderar disputas triviais sem nexo. Não podes-lhes dizer simplesmente para se irem embora, ou para encontrarem 'outra pessoa' –- Um Operador de IRC é essa 'outra pessoa' e é requerido ver a disputa (por mais insignificante que seja) para uma conclusão que seja aceitável para todas as partes. Terás pessoas a tentarem floodar-te. Terás pessoas a chutar-te e banir-te dos canais delas (não removerás o teu ban). As pessoas chamar-te-ão nomes desagradáveis. As pessoas pensarão que és um cretino. As pessoas farão mailbombing à tua conta de email. As pessoas tentarão hackar a tua conta shell. Também tentarão fazer-se passar por ti. Podes ignorar esses cenários, mas ficarias surpreendido com o que algumas pessoas podem fazer ou já fizeram. Existirão muitas pessoas agradecidas, que farão algo na realidade que pareça ser pouco importante tal como dizer "Obrigado". Essas são aquelas que tornam que tudo valha a pena. Ser um IRCop tem muito pouco a ver com esse comando /kill (tão atraente como possa parecer). Tem a ver com a habilidade de parecer ser um ser humano perfeito que toma todo o tempo necessário para ajudar todos.

7.3 Sugestões

Se ser um Operador de IRC ainda parece-te atractivo, aqui estão algumas dicas da forma como te podes tornar um:

1.- Conhece os diferentes clientes de IRC. Não apenas o mIRC, mas também os inumeráveis outros clientes. Assegura-te que estás vagamente consciente das suas operações básicas.

2.- Aprende também como operar os serviços. Aprende o sintaxe de comandos de ChanServ, NickServ, MemoServ e HelpServ. Uma vez que somos suficientemente afortunados em tê-los, eles devem ser usados tanto quanto for possível uma vez que são realmente úteis. O HelpServ contém as ficheiros de ajuda para todos os comandos suportados pelo cliente para Unix ircII, e a maioria deles também funcionam com todos os outros clientes, fácil de buscar. Faz uso deles.

3.- Conhece os modos de utilizador, modos de canal, e muito importante, as máscaras (nick!user@host).

4.- Ajuda os utilizadores tanto quanto conseguires. Isto não significa ajudares apenas quando um IRCop estiver presente.

5.- Deves querer sinceramente ser um IRCop. Se quiseres ser um IRCop apenas por estatuto ou porque ser um IRCop é "fixe", isso será óbvio.

6.- Sê sempre cortês, amável e humano. A habilidade nas relações interpessoais são algumas das qualidades mais importantes dum Operador de IRC.

7.- Tenta ajudar em alguns dos canais recomendados de ajuda. Poderás não conseguir op de forma imediata (ou até mesmo nunca), mas se fizeres um esforço honesto para ajudar, serás notado e apreciado.

8.- Conhece os comandos raw básicos de IRC (comandos enviados directamente ao servidor de IRC).

Recorda: Nem todos serão pedidos para serem opers, não importa o quanto qualificado possas estar. Não fiques desapontado.

7.4 Não faças..

Coisas que não deves fazer de forma a tornares-te um IRCop:

1.- Estar inactivo (Idle) em montes de canais de ajuda e de servidores e esperar que a mera presença do teu nick te dê uma O:line.

2.- Molestar outros IRCops e administradores de servidor sobre como tornar-se um IRCop. Quanto mais insistes, menores serão as tuas chances de tornares-te.

3.- Ajudar para ser notado por Admins de tal forma que sejas escolhido como IRCop. Ajuda porque desfrutas fazê-lo.

4.- Pedir para ser um Oper - na maioria dos casos serás considerado um beggar (pedinte).

Estas são as linhas guias sobre o que fazer e o mais importante sobre o que não fazer. Este texto não é garantia nenhuma de que tu te irás tornar um IRCop.

7.5 Outros Links

Outros recursos úteis sobre como tornar-se um Operador de IRC são http://help.dal.net/dnh/oper.php.

uma ideia boa seria também fazer uma busca na web por outra informação vária. Tem em conta que nem todas as redes usam os mesmos procedimentos que a DALnet.

8 · Como me queixo dum IRCop?

Nós mudamos a maneira de pesquisar sobre o servername do IRCop. Agora você não pode ver o servidor IRCop através de ( /Whois opername ). Caso contrário, você pode pesquisá-lo através do site DALnet.

Uma queixa sobre um IRCop deve sempre ser direcionada para o administrador do servidor no qual eles operam. Para encontrar o nome do administrador, visite http://www.dal.net/servers para obter mais informações.

Você poderá ver todos os servidores DALnet e sua equipe através do link que já mencionamos acima. Você também pode navegar por http://www.dal.net/admin/teams.php3, que deve listar a maioria, senão todos os IRCops.

Podes sempre contactar um server admin por email a: nick-do-admin@dal.net. Se o nick do admin é por exemplo "qualquer" então envias um email a qualquer@dal.net . As queixas em relação a um server admin devem ser dirigidas ao Conselho Administrativo de Vigilância .

E como último recurso, podes enviar um email a solicitando ajuda sobre onde deves dirigir a tua queixa.

Quando estiveres a escrever a tua queixa, por favor sê amável, explica a situação em detalhe e tenta ser tão conciso quanto possível. Se quiseres que a tua queixa seja levada a sério, exagerar no abuso em relação às pessoas que te querem ajudar não é muito esperto. A DALnet toma o abuso muito sério, e agirá em queixas legitimas, mas chamarem nomes ou ler um email longo e incompreensível de alguém que faça ameaças legais vazias e, aparentemente, espuma-se da boca enquanto escreve, não irá fazer alguém receptivo às queixas. Também, enviar emails a todos os endereços da DALnet que encontres não fará com que sejas levado mais a sério. Vamos todos tentar agir de forma responsável.

Naturalmente, tu não tens de escrever apenas queixas a um Administrador de Servidor. Um louvar ocasional sobre um IRCop no staff deles em relação a um trabalho bem feito é sempre apreciado. ;)