Como lidar com situações incómodas no IRC

Versão 1.2.0


Última tradução feita por Master_of_Chaos em 2005-09-20

Última revisão feita por Documentation Team () em 2017-11-03

Originalmente escrito por Kzoo () e LadyDana () em 2001-01-07

Por favor dirige quaisquer comentários ou feedback acerca deste documento (apenas! não envies solicitações de ajuda!) a docs@dal.net. Se necessitares de ajuda em relação a temas não abrangidos por este documento, por favor vê a seguinte informação http://help.dal.net.

Introdução

Qualquer pessoa que passe algum tempo no IRC eventualmente ver-se-á incomodada por alguns utilizadores que poderão não se comportar de forma agradável ou respeitosa. A finalidade deste documento é ajudar-te a lidar com alguns destes utilizadores molestadores de forma que eles não sejam tão aborrecedores. Recorda, tens vários comandos à tua disposição que podem ser muito eficazes. Também há outras coisas que podes fazer para ajudar a DALnet a livrar-se destes utilizadores que não têm consideração. Algumas moléstias, mas não todas, podem ser reportadas a um Operador de IRC.

Por favor lê o documento em http://docs.dal.net/docs/findoperpt.html para saberes como contactar um oper. Este documento contém informação sobre os seguintes temas.

Conteúdo

1 · Os comandos à tua disposição

Existem dois comandos poderosos que muitos utilizadores têm na DALnet. O primeiro é para utilizadores do mIRC, que é:

/ignore nick 3.

Se desejas ignorar um utilizador com o nick ChicaCaliente, teclarás:

/ignore ChicaCaliente 3.

Este comando ignorará um determinado utilizador@host, não importa o nick que ele possa estar a utilizar no momento. É como se fosse o teu próprio ban privado. Enquanto o utilizador molestador não alterar a máscara dele de host, não poderá molestar-te mais. Também podes usar a característica /ignore do mIRC de outras formas. Pergunta em #mIRC ou tecla /help ignore na tua janela de status.

Para remover um ignore, o comando é:

/ignore -r nick.

O comando /ignore permanecerá dentro das preferências do cliente mIRC até que seja removido.

O outro comando é /silence, seguido de alguns parâmetros. O primeiro é o mais específico e o último o mais amplo, o qual afectará muitas mais pessoas do que apenas o utilizador molestador. Podes encontrar o utilizador@host do utilizador molestador teclando:

/whois nick

Por exemplo, se ChicaCaliente está-te a molestar, e quiseres usar o comando /silence, primeiro teclas:

/whois ChicaCaliente

Então verás algo parecido com isto:

ChicaCaliente is ~doogs@modem03.spamcity.com * Caliente
ChicaCaliente is on twisted.ma.us.dal.net
End of /WHOIS list.

Esta informação pode ser utilizada de várias formas, dependendo do quanto queiras /silence. Seguem-se alguns exemplos disto, assim como o que cada um fará.

/silence +ChicaCaliente!~doogs@modem03.spamcity.com silencia o nick ChicaCaliente com o correspondente endereço de ~doogs@modem03.spamcity.com.

/silence +*!*@modem03.spamcity.com silencia qualquer nick com este endereço.

/silence +*!*spamcity.com silencia qualquer pessoa que use este ISP.

Quando não se coloca +/-, assume-se que é +.

Um silence é removido com:

/silence - qualquer parâmetro que tenha sido posto.

Isto significa que, se o parâmetro era *!*@modem03.spamcity.com, teclarás:

/silence -*!*@modem03.spamcity.com

Se teclares apenas /silence mostrará os silences que tens activos. Desta forma saberás quais os parâmetros que puseste. Podes então copiar e colar os parâmetros que queres remover ou ajustar.

O comando /silence é uma parte do processo de IRCD, de forma que quando de desconectas da DALnet, todos as definições referentes a /silence que tenhas colocadas, são removidas. Finalmente, alguma informação mais detalhada desta característica, pode-se obter em http://docs.dal.net/docs/miscpt.html.

Uma vez que os comandos /ignore e /silence usam hosts da mesma forma que os bans dos canais, podes dar uma vista de olhos a http://docs.dal.net/docs/banguidept.html para teres uma ideia mais clara de como funcionam os endereços de utilizador (também conhecidos como hosts de utilizador ou máscaras de utilizador)..

Estes comandos são a tua primeira linha de defesa contra a maioria das coisas irritantes que acontecem no IRC.

2 · Outro /ignore padrões

Existem várias maneiras de usar o comando mágico /ignore no IRC. O seguinte é uma lista das várias combinações de ignorar e o que eles cobrem.

/ignore HotChique

Este padrão * SOMENTE * ignora o nick de HotChique, independentemente do IP / host que ele esteja usando: HotChique!*@*

/ignore HotChique 2

Este padrão ignorará o host completo do HotChique, independentemente do apelido que ele esteja usando: *!*@31.203.9.51

/ignore HotChique 3

Este padrão irá ignorar um *user@host.* específico, não importa qual nick ele esteja usando no momento: *!*doogs@31.203.9.*

/ignore HotChique 4

Este padrão irá ignorar um *!*@host.* específico, independentemente do nick! usuário que eles estão usando no momento: *!*@31.203.9.*

/ignore HotChique 5

Este padrão irá ignorar um particular nick!user@host, você veria algo que se parece com: HotChique!doogs@31.203.9.51

/ignore HotChique 6

Este padrão irá ignorar um nick particular nick!*usuário@host, você veria algo que se parece com: HotChique!*doogs@31.203.9.51

/ignore HotChique 7

Este padrão irá ignorar um nick particular nick!*@host, você veria algo que se parece com: HotChique!*@31.203.9.51

/ignore HotChique 8

Este padrão irá ignorar um particular nick!*user@host.*, você veria algo que se parece com: HotChique!*doogs@31.203.9.*

/ignore HotChique 9

Este padrão irá ignorar um particular nick!*@host.*, você veria algo que se parece com: HotChique!*@31.203.9.*

/ignore HotChique 10

Este padrão irá ignorar um usuário *!user@host específico, não importa qual nick eles estão usando no momento: *!doogs@31.203.9.51

3 · Lidar com o SPAM (publicidade não desejada)

A publicidade não desejada, conhecida por SPAM, é uma das intrusões mais molestadoras no teu tempo no IRC. O SPAM dá-se de muitas formas, tais como publicidade de websites ou canais, ou publicitando algum script em particular. Independentemente do tipo de SPAM, a maioria dos utilizadores não se importam com ele.

A primeira coisa que podes fazer se estás a ser continuamente SPAMeado por alguém, é usar o comando /ignore ou /silence. Podes colocar estes comandos tão amplamente ou restritamente quanto desejares. Recorda somente que se o colocas demasiadamente amplo, podes ser que te percas de alguns outros utilizadores que tenham uma máscara de utilizador@host semelhante.

Muitos utilizadores querem reportar o SPAM a um Operador de IRC. Se um oper tiver tempo, pode entrar no canal onde o SPAM parece estar a acontecer e lidar com qualquer SPAM que se apresente. Dizer apenas a um Operador de IRC que alguém está a fazer SPAM, não terá grandes resultados, a menos que o Operador de IRC tenha experienciado a mensagem de SPAM por ele mesmo. É demasiado fácil 'criar' mensagens falsas para reportar a um Operador de IRC. Daí ser muito importante para o Operador de IRC ver a coisa a acontecer.

Existe sempre muita publicidade e convites a canais. Isto também é contra as regras da DALnet. A DALnet tomará acções contra pessoas que façam convites, que é outra forma de SPAM. Também existe a possibilidade da acção ser tomada contra o canal que está a publicitar ou a convidar, se o spammer fizer parte do staff do canal.

Algumas vezes um spammer enviará mensagens de SPAM a todos aqueles que entram num canal, mesmo que não estejam dentro do canal. Isto é chamado SPAM de transmissão (relay spamming). Essencialmente, encontra-se um bot dentro do canal, o qual transmite todos os nicks que se encontram dentro do canal, a um bot de SPAM (SPAM bot) fora do canal. Na maioria das vezes, ambos os bots têm o mesmo endereço de IP. O IRCD da DALnet permite que tu faças uma busca facilmente por um endereço específico dentro dum dado canal. Vê http://docs.dal.net/docs/miscpt.html#5.10 para obteres detalhes sobre como fazê-lo.

Se estás cansado de ver SPAM em relação a um certo canal, por favor guarda uma cópia desse SPAM. Podes cortá-lo e colá-lo no notepad ou noutro qualquer lugar onde guardá-lo. Simplesmente mantém premido o botão direito do teu rato pressionado e marca o texto da mensagem ofensiva que queres copiar. Depois pressiona o botão esquerdo e selecciona COPIAR. Põe o teu cursor no lugar onde queres guardá-lo, e pressiona o botão esquerdo do rato outra vez, só que desta vez selecciona COLAR. Se usas o mIRC, simplesmente ao marcares o texto, ele é enviado para o clipboard do Windows de forma que o podes COLAR no notepad directamente.

Algumas pessoas fazem log de tudo. Um log é como um registo do que quer que tenha acontecido num canal ou numa conversação. A maioria dos clientes de IRC, como é o caso do mIRC ou pIRCh, têm em si mesmos um componente que permite-te fazeres log de tudo. Se fechaste a janela de SPAM (se chegou como /msg) ainda podes encontrar o SPAM nos teus logs. Por favor vai ao #mIRC ou #pIRCh para te informares sobre como activar este componente. Se estiveres a usar um cliente de IRC diferente destes dois mencionados, tenta então o canal de suporte para o teu cliente. Em alguns casos pode ser que tenhas de enviar um email ao próprio autor.

Uma das formas mais efectivas de reportar spammers é reportá-los à equipa de massads. Devido ao surgimento de vírus que procuram endereços de email em websites, a equipa massads só aceita reports on-line. Podes fazê-lo completando o formulário em http://www.dal.net/admin/contactmassad.php3. Assegura-te de incluir os logs, e o /whois do spammer/ anunciante/ quem fez os convites.

A tua informação poderá parecer-se com algo assim:

Hora: 11:28 AM
Horário: Portugal, GMT +0
Dia: Maio 13, 2000

Entra em #PalacioDoPrazer e terás ops!

ChicaCaliente is ~doogs@modem03.spamcity.com * Caliente
ChicaCaliente is on twisted.ma.us.dal.net
End of /WHOIS list.

Explicação: Um dos ops do canal era spammer... aqui está o seu /whois. Que coincide com o host do spammer.

OpCreido is ~op@modem03.spamcity.com * Hmm
OpCreido is on @#PalacioDoPrazer
OpCreido is on avana.ga.us.dal.net
End of /WHOIS list.

O que acontece a essa informação? Primeiro é assignada a um membro da equipa MassAds. Esta pessoa verifica se o spammer se encontra na lista de ops do canal, ou é fundador, do canal que está a ser publicitado. De forma que, se poderes proporcionar esta informação, então o seu trabalho será muito mais fácil. Se o spammer é efectivamente um op, poder-se-à tomar alguma acção contra o canal. Se existir um padrão de SPAM dum certo canal, este poderá ser encerrado.

Se o SPAM involve scripts de anúncios, estes scripts podem ser banidos da DALnet por serem aborrecidos.

Se o SPAM envolve websites ou outros interesses, o ISP da pessoa que está a fazer o SPAM é habitualmente removido da DALnet por algum tempo. A repetição do SPAM resultará num ban mais permanente, e o ISP do delinquente será notificado tal como o host do website que estava a ser publicitado. A maioria dos Provedores de Serviços de Internet (ISP - Internet Service Providers), não querem que os seus serviços sejam utilizados para anunciar e alguns serviços de web-hosting teriam uma desagradável surpresa se verificassem o conteúdo de alguns dos sites publicitados.

Em resumo: É melhor fazer /ignore ou /silence a um spammer irritador. Se sentires que queres envolver um Operador de IRC, diz-lhe onde está a suceder o SPAM. A maioria dos Operadores de IRC não lidam com SPAM de 'segunda mão'. A tua melhor arma de defesa é fazer log do spam, obter o /whois do spammer, e fornecer a informação no formulário que se encontra em http://www.dal.net/admin/contactmassad.php3. Não verás uma resposta imediata, mas isto dará à equipa de MassAds uma oportunidade de investigar e tomar acções.

Para mais informações sobre a política de publicidade na DALnet, por favor vê http://kline.dal.net/massads/mup.htm.

4 · Segurança Pessoal e Assédio

Alguns utilizadores não agradáveis gostam de perseguir e assediar utilizadores, somente para ver se podem assustá-los ou conseguir informação pessoal deles. A primeira coisa que deves ter em conta é NUNCA DÊS QUALQUER INFORMAÇÃO PESSOAL A NINGUÉM NO IRC a menos que os conheças há um tempo longo e confies neles completamente. Dar informação pessoal no IRC pode ser muito perigoso e levar a todo o tipo de consequências desagradáveis. As notícias estão cheias de histórias acerca de pessoas que fizeram isto e o que lhes aconteceu como resultado. Enquanto estas situações não são tão comuns como nos fazem crer, também não são assim tão raras. A DALnet não é responsável pela informação que passa entre os utilizadores. Deves usar o teu próprio critério e bom juízo. Lembra-te, a tua segurança pessoal é da tua responsabilidade.

Não mantenhas informação pessoal no teu computador onde alguém possa ter acesso a ela. Não digas às pessoas em que cidade vives, a escola que frequentas, as tuas actividades na escola, o teu número de telefone, ou qualquer outra informação que te identifique. Se fizeres isto, poderás estar a expor-te a algo desagradável. Claro, se conheces alguém há muito tempo no IRC e tens confiança para dar-lhe essa informação, depende de ti se queres partilhá-la ou não.

Existem vários canais bons que te podem ajudar com a segurança do teu computador. Por favor toma algum tempo para visitares #NoHack ou #Windows95. Este último canal lida com problemas em relação a todas as versões do Windows e deverá ser considerado como um canal de ajuda técnica em geral.

Se estás a ser perseguido ou assediado por um utilizador, deves manter logs desta actividade. Também necessitas de saber o /whois do utilizador. Perseguição e assédio vão contra a Política de Uso Aceitável da maioria dos Provedores de Serviços de Internet. Quando tiveres esta informação, coloca-a num email a abuse@seu.isp. Um exemplo seria se estiveres sendo assediado por alguém com a máscara de utilizador obsceno@PP22.supernet.net. Enviarás um email, com os logs e os horários e a indicação do teu fuso horário, a abuse@supernet.net. Se não obtiveres uma resposta imediata, sê persistente.

É muito difícil para um Operador de IRC intervir numa situação de assédio. Novamente, é muito fácil falsificar logs e mensagens. Alguns Operadores de IRC podem escolher discutir isto com o utilizador delinquente, mas regra geral, lidar com assédio depende do utilizador. A tua melhor abordagem é fazer um log do assédio como se indica acima. Se é simplesmente uma irritação, os comandos /ignore ou /silence podem fazer o trabalho.

5 · "Nukes" e outros Ataques de Negação de Serviços

Muitos utilizadores sentem que isto é uma parte do IRC quando na realidade sucede fora de qualquer servidor da DALnet. A DALnet não pode ser responsável por estas actividades. É da responsabilidade do utilizador proteger-se a si mesmo contra estes ataques, e possuir o software necessário para obter informação da pessoa que pratica o nuke. Os Operadores de IRC não rasteiam nem removem os nukadores, porque, uma vez mais, os logs podem ser facilmente falsificados.

Para informação acerca do que os governos dos EUA e Canadá têm a dizer a respeito dos Ataques de Negação de Serviços, por favor visita http://m.dal.net/#NoHack.

Alguns utilizadores gostam de usar uma firewall, a qual pode prevenir que algumas coisas más cheguem aos seus computadores. Uma que é Shareware pode ser encontrada em http://www.zonelabs.com. E mais ainda são disponíveis através duma pesquisa na Net. De novo, pergunta às pessoas para ver qual é a mais popular.

Mais informação de que alguma vez possas necessitar sobre ataques DoS (Denial of Services), podes encontrar em http://www.denialinfo.com.

6 · Clones e Flood

Flood é a repetição rápida de palavras, símbolos, comandos ctcp ou outros contactos concebidos para sobrepor a um utilizador e forçar uma desligação da Net. Isto chama-se: 'floodar alguém fora'. Não somente é muito irritante, mas também interfere com o funcionamento dos servidores da DALnet.

Os clones são ligações múltiplas à DALnet, na maioria das vezes usando software especializado para o realizar. Os clones são na maior parte das vezes usados como ferramentas para causar flood.

Casos de flood e clonagem deverão ser reportados a um Operador de IRC imediatamente porque interferem com as operações da DALnet. Podes encontrar um Operador de IRC e reportar o canal em que isto está a acontecer. O Operador de IRC então entrará no canal e lidará com os clones e/ou flooders.

Se fores op, ao colocar o comando /mode #canal +R (o qual permite que somente nicks registados e identificados entrem no canal) regularmente impossibilita os clones, uma vez que os nicks escolhidos aleatoriamente não estão registados. Podes também moderar o canal com /mode #canal +ml 2 (o qual modera o canal de forma que apenas os ops e voices possam falar, e limita o canal a 2, o que previne que mais clones entrem no canal). Podes depois fazer uma inspiração profunda e obter a informação necessária sobre o clonador/flooder.

Alguns canais podem ter estes modos bloqueados de forma que não os possas utilizar. Nestes casos, é uma boa ideia falar com o fundador do canal para mudar os modos de bloqueio e obter um bom script de protecção contra flood. Também, informação adicional sobre modos e consequentemente do seu bloqueio (mlocks) podem-se encontrar em http://docs.dal.net/docs/modespt.html.

Se não tiveres OP, e estás a usar o mIRC, podes tentar usar /ignore nick 2, o qual poderá ou não impedir que os clones te floodam. Se o flood estiver a ser feito por um único utilizador, deve funcionar. Se os clones te chegam em janelas de mensagem, por favor tecla /close -m, que fechará todas as janelas de query/mensagem que tenhas abertas.

7 · Vírus e Outras Coisas Más

Pode ser que encontres um utilizador que esteja a tentar enviar-te ficheiros que são na realidade vírus e trojans. Alguns desses ficheiros podem chamar-se Movie.avi.pif, Pretty Park, DMSetup, Links.vbs e outros. Também existem dispositivos maléficos que se chamam 'backdoors' que permitem a outros aceder ao teu computador. O que quer que sejam, e que quer que se chamem, eles podem e irão danificar o teu computador.

A única forma de poderes prevenir a transmissão desses ficheiros é manter sempre as tuas preferências de aceitar DCC em ignorar. Desta forma terás de colocar o teu DCC em aceitar para poderes receber qualquer ficheiro. Nunca aceites nem abras nenhum ficheiro de pessoas que não conheças.

Se pensas estar infectado, por favor sai de todos os canais em que te encontres. Isto com a finalidade de impedir a propagação do vírus. Vai imediatamente ao #NoHack, o canal da DALnet onde se recebe ajuda em relação a vírus. Dá este conselho a qualquer pessoa que conheças que esteja a propagar um vírus. Se o indivíduo escolher não ir lá, por favor encontra um Operador de IRC e diz-lhe o canal em que esta pessoa está a propagar o vírus.

A DALnet estabeleceu um sistema de prevenção chamado DCCALLOW, que essencialmente bloqueia os ficheiros com as extensões que os vírus habitualmente utilizam. A maioria das pessoas não sabem que estão a enviar vírus. Se conseguires, contacta-as e diz-lhes para irem ao #nohack ou que scanem o seu computador contra vírus. Não é necessário reportar estes utilizadores aos IRCops no entanto. Mais informações sobre o DCCALLOW pode ser encontrada em http://docs.dal.net/docs/miscpt.html.

Para muita informação boa e alguns links bons sobre vírus, por favor visita http://docs.dal.net/docs/exploitspt.html pode também conter alguns conselhos úteis.

8 · Sumário

Aprende e usa os comandos /ignore e /silence.

Reporta o SPAM e convites a http://www.dal.net/admin/contactmassad.php3 com os logs apropriados.

É da tua responsabilidade manter a tua segurança pessoal. Não partilhes informações pessoais sobre ti com outros no IRC, a menos que eles tenham ganho a tua confiança.

Obtém uma firewall para proteger-te contra ataques de Negação de Serviço (DoS), e o NukeNabber ou um programa semelhante para obter a informação sobre alguém que te esteja a nukar. Reporta esta informação ao ISP do nukador. Sê persistente se não receberes resposta em alguns dias.

Reporta clones e floods a um Operador de IRC. Podes usar vários comandos para te veres livre de algumas destas irritações.

Se tens um vírus, ou se sabes de alguém que esteja a propagar um vírus, por favor vai ao #NoHack ou envia lá alguém que o esteja a propagar. Para prevenir ser infectado por um vírus, nunca aceites ficheiros de pessoas que não conheças.

Visita os links mencionados neste documento para ficares melhor informado.