Opções de NickServ

Versão 1.1.7


Última tradução feita por Documentations Team () em 2018-02-18

Última revisão feita por Zappu () em 2008-05-25

Originalmente escrito por LadyDana () em 2000-10-31

Por favor dirige quaisquer comentários ou feedback acerca deste documento (apenas! não envies solicitações de ajuda!) a docs@dal.net. Se necessitares de ajuda em relação a temas não cobertos por este documento, por favor vê a seguinte informação http://help.dal.net.

Introdução

A DALnet destaca-se por ser a maior rede de IRC com serviços. Foi realmente a primeira a implementar com êxito ****Serv serviços para os seus utilizadores em 1994. Os mais usados desses serviços são NickServ, ChanServ e MemoServ. Este documento tratará as opções disponíveis através do NickServ uma vez que tenhas obtido um nick completamente registado.

Uma lista completa dos comandos dos Serviços da DALnet pode ser encontrado também em http://www.dal.net/services. Outras perguntas relacionadas con Serviços, deverão ser dirigidas a algum dos três canais de ajuda oficiais da DALnet: #DALnetHelp, #Help ou #IRCHelp.

Ao longo do documento, o comando /nickserv será usado para interagir com o NickServ. É possível que o teu cliente de IRC não suporte este comando. Caso seja esse o caso, então sugerimos que tentes /msg nickserv@services.dal.net ou /quote nickserv em seu lugar.

Conteúdo

1 · Requisitos, Habilidades e Responsabilidades

Este documento assume que já registaste com sucesso o nick que escolheste com o NickServ, e não abrange os passos necessários para o fazer. Um documento que explica o processo de registo pode ser encontrado em http://docs.dal.net/docs/nsemailpt.html.

O NickServ permite aos utilizadores 'registar' um nick, e impedir outros de usá-lo. A partir de agora, os nicks já não expiram após 30 dias. Em vez disso, eles serão marcados como "Inactivo". https://www.dal.net/kb/view.php?kb=287

Quando registas un nick, estás a aproveitar um serviço gratuito fornecido pela rede de IRC DALnet. Por favor não registes mais nicks do que aqueles que serás capaz de usar, nem registes nicks pelo propósito único de impedir outros utilizadores de usá-los.

2 · Identificares-te a um nick

Existem várias formas de identificares-te a um nick. Também podes-te identificar a um nick que não estejas a usar no momento. A forma mais tradicional e conhecida seria:

/nickserv identify [nick] password

Exemplo:

/nickserv identify AmoOsDoces
/nickserv identify AmanteDeDoces AmoOsDoces

Também existe uma variedade de outras formas de identificar o teu nick:

/identify [nick] password
/services identify [nick] password
/msg nickserv@services.dal.net identify [nick] password

Dado que /identify e /services são comandos embutidos no servidor da DALnet, há alguns clientes que poderão não os aceitar. Se o teu não aceitar os comandos, terás de adicionar o prefixo: /quote

/quote identify [nick] password
/quote services identify [nick] password

Tem havido muitos incidentes onde pessoas por acidente mostram a sua password em canal aberto ou em privado por omitirem o caracter / do comando. Daí, sugerimos que ponhas especial atenção quando te identifiques ao teu nick. Alguns clientes também suportam o uso de várias janelas. Para estes utilizadores, seria uma boa ideia teclar qualquer comando que inclua uma password na janela de status (ou sua equivalente).

3 · Pedir informação de um nick

O comando que se segue é muito útil para obter informação sobre un nick registado. Dar-te-á uma ideia do host do dono, a última vez que esteve online, as opções que tem activadas, etc.

Sintaxe:

/nickserv info nick

Exemplo:

/nickserv info AmoOsDoces

Abaixo temos um exemplo do que poderia aparecer como informação de resposta por parte de NickServ INFO:

-NickServ- Info for AmoOsDoces:
-NickServ- (Currently on IRC) For extra info: /whois AmoOsDoces
-NickServ- Last seen address : doce@amor.doces.ca
-NickServ- Memos forward to : DoceAmante
-NickServ- Last seen time : Tue 10/24/2000 04:10:58 GMT
-NickServ- Time registered : Sun 08/22/1997 10:18:21 GMT
-NickServ- Time now : Tue 10/24/2000 04:17:37 GMT
-NickServ- URL : http://www.amoosdoces.ca/
-NickServ- Email address : janet@dulces.ca
-NickServ- Options: Enforced, NoOp
-NickServ- *** End of Info ***

4 · "Nickname is currently in use" (O nick está a ser usado)

Por uma razão ou outra, pode ocorrer que o teu nick esteja em uso quando tentas usá-lo. Dependendo da situação, existem três comandos diferentes que podes utilizar nestes casos.

4.1 O Comando GHOST

Pode ser que tenhas sido desconectado do teu ISP (Provedor de Serviços de Internet) sem que tenhas saído da DALnet. Esta e algumas outras situações podem casualmente fazer com que o servidor creia que ainda estás online. O nick que representa a tua ligação anterior é referido como sendo ghost (fantasma).

Noutras palavras, um ghost é uma ligação que na realidade já não existe. Simplemente, o servidor todavia não o sabe. Um ghost quase sempre desaparece após alguns minutos mas tu poderás não ter paciência para esperar que isto ocorra. O comando para veres-te livre de um ghost é o seguinte:

/nickserv ghost nick [password]

Exemplo:

/nickserv ghost AmanteDeDoces
/nickserv ghost AmanteDeDoces AmoOsDoces

Não é necessário incluir a password se tiveres uma entrada correspondente na lista de acesso para esse nick. Para mais informação sobre listas de acesso, por favor visita http://docs.dal.net/docs/nsaccesspt.html.

Se usares a password ao executar o comando ghost, então se considerará como se te tivesses identificado ao teu nick, do mesmo modo que se tivesses usado o comando /nickserv identify nick password.

4.2 O Comando RECOVER

Se não tiveres a opção ENFORCE activada, ou se alguém acaba de começar a utilizar o teu nick e o NickServ não teve ainda oportunidade de convertê-lo em Guest (ver secção secção 4.3), tens a opção de desconectar alguém que esteja a usar o teu nick nesse momento, com o comando RECOVER.

/nickserv recover nick [password]

Ejemplo:

/nickserv recover AmanteDeDoces
/nickserv recover AmanteDeDoces AmoOsDoces

Tal como o comando GHOST, o comando RECOVER não requer que incluas a password. Tendo correspondência com uma entrada na lista de acesso é suficiente.

Depois de usares o comando RECOVER, o teu nick será retido. Para recoperar o teu nick necessitarás de usar o comando RELEASE, o qual será tratado a seguir.

4.3 O Comando RELEASE

Um enforcer é uma retenção temporária de um nick por um período de 60 segundos (sempre que a opção ENFORCE para esse nick se encontre activada). O nick do utilizador alterar-se-á para Guest***** e o nick será retido. Os nicks que são retidos desta forma não podem ser usados. Uma pessoa que tente utilizar um nick retido receberá uma mensagem de erro. Abaixo está um exemplo da mensagem de erro:

AmanteDeDoces The nick AmanteDeDoces is currently being held by a Services Enforcer. If you are the nicks owner, use /msg NickServ@services.dal.net RELEASE AmanteDeDoces password to release the nickname. If the nickname recently expired, please wait patiently and try again later. [AmanteDeDoces]

Para libertar e usar o teu nick imediatamente, usarás o comando seguinte:

/nickserv release nickname [password]

Exemplo:

/nickserv release AmanteDeDoces
/nickserv release AmanteDeDoces AmoOsDoces

Se o comando release por si só falha para que recuperes o nick, usa o comando recover (secção 4.2) e repete a execução do comando release. Uma vez que o tenhas feito, poderás usar o teu nick teclando /nick teunick.

Tal como com os comandos GHOST e RECOVER, não será sempre necessário que incluas a password. Corresponder a uma entrada na lista de acesso será suficiente.

5 · Listas de Acesso e Verificar Acesso

Usar a lista de acesso pode ser algo confuso, especialmente para um utilizador novo. Daí, escrevemos um documento apenas sobre listas de acesso, o que são, como usá-las bem como as suas vantagens e desvantagens. Este documento pode ser obtido em http://docs.dal.net/docs/nsaccesspt.html.

Os utilizadores também têm a capacidade de verificar o seu próprio acesso ou de outro utilizador. Isto permitirá ver se a pessoa que nesse momento está a utilizar o nick se identificou a ele, está apenas a utilizar o nick ou está a utilizá-lo sem se ter identificado. O comando é:

/nickserv acc nick

NickServ responderá com um número de 0 a 3. Veremos então algo parecido com isto:

-NickServ- AmanteDeDoces ACC 2

Cada número representa um diferente nível de acesso que o utilizador tem com o nick que está a usar nesse momento.

ACC 0

O nick usado não está registado.

ACC 1

O utilizador não se identificou ao nick.

ACC 2

O utilizador está na lista de acesso desse nick.

ACC 3

O utilizador identificou-se a esse nick.

Este comando pode ser útil em diversas situações, tais como a detecção de impostores, averiguar porquê não foi dado ops a alguém mesmo encontrando-se na lista de AOp/SOp, etc.

6 · Estabelecer opções

Existem muitas opções disponíveis para o dono de alguém com um nick completamente registado. Antes de usar qualquer dos comandos seguintes, deves ter-te identificado ao teu nick. A maioria dos comandos não funcionarão a não ser que já te tenhas identificado.

6.1 Alterar a tua Password

Alterar a tua password é muito fácil:

/nickserv set passwd passwordactual novapassword

Um exemplo sería:

/nickserv set passwd AmoOsDoces AmoDoce

O comando anterior alteraria a tua password anterior de "AmoOsDoces" para "AmoDoce". Após uma alteração de password bem sucedida, será enviado aos utilizadores um email de confirmação ao endereço do nick a notificá-los da alteração de password. Este email não incluirá password alguma. É simplemente uma forma de saber que a password foi alterada. Se não tiveres requerido está alteração, estarás alerta dela e terás tempo para tomar uma acção que impeça mais estragos. Os utilizadores podem restaurar a password antiga (roll back). Quando alguém faz um "SET PASSWD", recebe-se um email no endereço de email designado com um código de autentificação (auth code). Esse código pode ser usado num período até 72 horas para restaurar a password antiga que foi alterada. Existem 72 horas (3 dias) de demora entre a emissão dos comandos SET PASSWD e SET EMAIL. Uma nova password não pode ser colocada durante um período de 72 horas após a alteração de um endereço de email, e uma alteração de endereço de email não pode ser solicitada por um período de 72 horas após alteração de password.

6.2 Impedir que outros usem o teu nick

Um dos benificios de registar o teu nick é que podes impedir outros de usá-lo enquanto não o estás a utilizar ou enquanto não estás online.

A Opção de Enforce é ligada (on) quando registas um nickname e não pode ser mais desligada (off). Esta funcionalidade era conhecida anteriormente como a opção KILL mas foi depois alterada como sendo a opção ENFORCE.

Quando alguém usa um nick "enforced", ser-lhe-á dado 60 segundos para identificar-se. De outra forma, o nick dele será pela força alterado para "Guest*****" onde cada * representa um número aleatório.

/nickserv set enforce on

O comando acima não está mais disponível para configurá-lo ON / OFF

Por um longo hábito, ainda existem pessoas que usam o comando * OLD * KILL em vez do comando ENFORCE. Ambos realizam o mesmo. Independentemente disso, mudamos a maneira de configurar * ON / OFF * para o comando force. não é mais opcional para os usuários da DALnet fazer qualquer coisa com este comando. O comando ENFORCE foi removido do nosso sistema. É automaticamente ligado quando você registra seu apelido e não pode desligá-lo mais.

Como nota, é possível usar um nick sem identificares-te a ele. Informação sobre listas de acesso pode ser obtida em http://docs.dal.net/docs/nsaccesspt.html.

6.3 Adicionar uma URL ao teu nick

É possível associar uma URL ao teu nick de forma que apareça no resultado do comando NickServ INFO. Habitualmente as pessoas usam isto para fornecer a localização das suas homepages.

Sintaxe:

/nickserv set url [URL]

O não incluir do parâmetro de URL causará que o NickServ remova a URL actual estabelecida para o teu nick.

Exemplos:

/nickserv set url
/nickserv set url http://www.ricosdoces.ca/

O primeiro removeria a URL que já estava associada ao nick. A segunda associaria http://www.ricosdoces.ca/ ao nick.

Nota:O comando NickServ SET URL suporta agora https://URLs. O que é https? Visita https://techdifferences.com/difference-between-http-and-https.html

Examplos:

/nickserv set url
/nickserv set url https://www.www.peanutbutter.ca/

6.4 (Re)Estabelecer um Endereço de E-Mail

Quando inicialmente registaste um nick, foi-te requerido introduzir um endereço de email válido, de forma a confirmar o teu registo. Isto é explicado mais amplamente no documento de Registo de NickServ disponível em http://docs.dal.net/docs/nsemailpt.html.

Podes escolher alterar o endereço de email estabelecido para o teu nick para algo diferente. Isto é conseguido através do comando SET EMAIL.

/nickserv set email Password [endereço de email]

Ao usar o comando anterior sem dar um endereço de email, fará com que o NickServ mostre-te o endereço de email que tens actualmente colocado. Naturalmente para poder alterar o teu endereço de email requerirá que dês um endereço de email válido:

/nickserv set email AmoOsDoces janet@ricosdoces.ca

Recorda que terás de autorizar a alteração de email antes que esta tome efeito. O email de autorização será enviado a este novo endereço, no nosso caso, janet@ricosdulces.ca. A alteração de um endereço de email é um processo de duas etápas. Quando uma alteração de endereço de email é requerida, um email será primeiro enviado para o endereço actual. Este email explicará que uma alteração de endereço de email foi solicitada e dará ao utilizador a oportunidade de abortar a alteração caso não a tenha requerido. Se a alteração não for abortada após 48 horas, um email de confirmação será enviado ao novo endereço, permitindo ao utilizador completar a alteração de endereço. Existem 72 horas (3 dias) de demora entre a emissão dos comandos SETEMAIL e SETPASSWD. Uma alteração da password não pode ser estabelecida por um período de 72 horas após a alteração de email, e uma alteração de email não pode ser requerida por um período de 72 horas após a alteração de password.

Certos endereços de email não podem ser utilizados para registar nicks. Isto está relacionados com situações de abuso. Por razões óbvias, não podes também usar endereços @u.dal.net para registar o teu nick.

6.5 Mostrar o teu endereço de E-Mail

Por defeito, o endereço de email que estabeleceste para o teu nick é completamente invisível para os outros utilizadores. Se quiseres que o teu endereço de email seja mostrado no teu NickServ INFO, então terás apenas de usar a opção SHOWEMAIL

/nickserv set showemail on
/nickserv set showemail off

A primeira fará com que o NickServ mostre o teu endereço de email no output de NickServ INFO e o segundo impedirá que seja mostrado.

Disclaimer: A rede DALnet não é responsável por qualquer spam (públicidade em massa) que possas receber na tua conta de email, caso decidas activar esta opção.

6.6 Desactivar Memos

A opção NOMEMO está fortemente relacionada com o MemoServ e também é coberta no documento MemoServ da DALnet, disponível em http://docs.dal.net/docs/memoservpt.html. Em resumo, impede que outras pessoas te enviem memos. No entanto, continuarás ainda a receber memos globais. Também é possível para um IRCop forçar uma memo em ti caso eles desejem informar-te de um assunto de importância.

O comando é muito fácil de recordar. Tens duas possibilidades:

/nickserv set nomemo on
/nickserv set nomemo off

Isto activará ou desactivará a opção NOMEMO respectivamente. Recorda também que a opção NOMEMO sobrepõem-se à opção FORWARD do MemoServ. É possível ter activado um nick re-direccionado mesmo quando NOMEMO esteja activado, mas os memos não serão re-direccionados, e serão imediatamente recusados.

6.7 Impedir Status de Op

Assim como é possível evitar que enviem memos ao teu nick, também é possível evitar que o teu nick seja adicionado a listas de AOp ou SOp.

/nickserv set noop on
/nickserv set noop off

Os comandos anteriores activam e desactivam esta opção respectivamente. Se desejares ser adicionado a uma lista de AOp ou SOp, será necessário primeiro desactivar a opção NOOP, e voltar a activá-la se assim o desejares.

6.8 Desactivar SENDPASS

A DALnet permite-te requerir a tua password se a esqueceste (Ver secção 8). Podes escolher desactivar esta capacidade de auto-envio através da opção MAILBLOCK. Por favor, recomendamos que uses este comando com muito cuidado uma vez que com esta opção activada (on) não poderás pedir assistência se alguma vez perderes a tua password.

/nickserv set mailblock on
/nickserv set mailblock off

Se desactivas a opção de MAILBLOCK poderás uma vez mais permitir o auto-envio de passwords. Se decides activar SET MAILBLOCK será requerida uma autorização por email, de forma semelhante ao sistema de autorização do registo de nicks. Um código de autorização será enviado ao teu endereço de email actual. O utilizador deverá introduzir o código de autorização online ou utilizar o sistema web de forma a confirmar o requerimento MAILBLOCK.

7 · Desistir (drop) de um nick

Podes escolher desregistar o teu nick. O processo de desregisto faz-se em dois passos. Primeiro, necessitas solicitar que o nick seja dropped. Segundo, necessitas confirmar a tua decisão de que realmente desejas fazer drop ao teu nick.

O comando inicial de DROP é:

/nickserv drop nick

Exemplo:

/nickserv drop AmanteDeDoces

NickServ responderá com algo mais ou menos assim:

NickServ- The request for dropping a nick must be confirmed. Please check your email address for further instructions!

Receberás então um email. Segue as instruções que se encontram nesse email, introduzindo o número de autorização exacto. Copy e Paste poderão ser bastaste úteis neste passo. :)

/nickserv drop nick código de autorização

Finalmente, NickServ confirmará o desregistro do nick:

-NickServ- The nick AmanteDeDoces has been successfully dropped.

Desregistar um nick tem como consequência a remoção automática da tua webpage (http://home.dal.net/nick) bem como do teu endereço de email gratuito da DALnet (nick@u.dal.net) se algum destes casos se aplicar.

8 · "Esqueci-me da minha Password"

Antes de entrares em pânico por teres esquecido a tua password, recorda que as passwords são SeNsÍvEiS a MaIúScUlAs. Isto significa que "ESTRELA" não é o mesmo que "estrela" ou "EsTrElA". Tenta todas as combinações da tua password primeiro. Pode ser que na realidade não te tenhas esquecido da tua password apesar de tudo. :)

Associar um endereço de email ao teu nick permitir-te-á requerir que te seja enviada a password por email para esse nick. A sintaxe (syntax) deste comando é:

/nickserv sendpass [nick] [email address]

Exemplo:

/nickserv sendpass RicosDoces janet@ricosdoces.ca

O endereço de email que especificas deve coincidir com o endereço de email que se encontra arquivada para esse nick em questão. O comando SENDPASS também será desactivado se a tua opção de MAILBLOCK tiver sido activada. Ver secção 6.8.

Caso não sejas capaz de resolver um problema de esquecimento de password por ti mesmo, podes requerer a assistência de um IRCop.

Encontrarás instruções de como encontrar um Operador de IRC em http://docs.dal.net/docs/findoperpt.html.

Atualização: Anteriormente, a senha atual do apelido foi diretamente enviada para o seu endereço de e-mail. Efectivo imediatamente, o comando SENDPASS funcionará da seguinte maneira:

1. Você receberá um E-Mail com um código de autorização para confirmar o seu pedido, sobre o qual você terá que agir. O código de autorização será válido por 72 horas (3 dias).

2. Ao completar a autorização conforme instruído, o NickServ criará uma NOVA PASSWORD RANDOM para o apelido, e lhe dirá a nova senha, como uma resposta ao seu comando AUTH.

9 · Abuso de NickServ

Manter nicks registados requer muitos recursos valiosos da DALnet. A rede DALnet não tolera nenhum uso abusivo do NickServ por parte de pessoas que registam mais nicks do que aqueles que possam usar, pela razão única de impedir outros de obter o nick, com qualquer intenção maliciosa, simples sobre indulgência, ou outra razão. Se tiveres 5 nicks ou menos por exemplo, isto é certamente aceitável.

Dependendo da gravidade da ofensa, qualquer violação das políticas anteriores estão passivas para ser lidadas através de avisos, bans da rede, congelamento do nick, drop do nick, apreensão do nick, ignore por parte dos serviços ou um email enviado ao departamento de abuso do ISP (Provedor de Serviços de Internet) do utilizador.

A administração da DALnet também se reserva ao direito de tomar/tirar nicks de utilizadores que violem severamente as regras da rede DALnet. Exemplos: Fazer-se passar por Serviços ou Opers, evasão de múltiplos autokills, repetição de anúncios em massa, etc.