Informação do NickServ Email da DALnet

Versão 2.2.4


Última tradução feita por Master_of_Chaos em 2011-01-15

Última revisão feita por FredFred () em 2003-03-30

Originalmente escrito por Kzoo () e Wizzu () em 2000-10-01

Por favor dirige quaisquer comentários ou feedback acerca deste documento (apenas! não envies solicitações de ajuda!) a docs@dal.net. Se necessitares de ajuda em relação a temas não cobertos por este documento, por favor vê a seguinte informação http://help.dal.net.

Introdução

Este documento descreve os passos a seguir para poderes registar um nick na DALnet. Também cobre outros comandos e assuntos relacionados com o requerimento dum email para o registo dum nick (ver mais abaixo).

O registo de nicks na DALnet é agora um processo de dois passos. Um endereço de email tem de ser colocado para os nicks. Os registos de nicks que não tenham sido confirmados através de email ou IRC expirarão dentro de 72 horas. É por isso muito importante usar um endereço de email válido.

Este documento foi baseado na sessão de #ServHelp que foi dado pela Equipa de Eventos da DALnet (DALnet Events Team) - http://help.dal.net/events.

Conteúdo

1 · Como registar o teu nick

Nota: O Serviço de Registo de Nicks da DALnet (NickServ) foi alterado para pedir um "text captcha" antes de processar pedidos NickServ REGISTER. O objectivo dos services é dar sempre os nicks e canais ao "primeiro humano que os agarre". Nos últimos anos, vimos aumentos nos bots a obter nicks e canais, mantendo-os, e nunca mais os libertando. Não é justo para a pessoa comum que uma botnet consiga um nickname antes de um humano. O Captcha é um teste feito por um programa que supostamente apenas os humanos conseguem passar e não os computadores. O cenário mais comum é uma imagem de uma palavra ou frase que os programas de computador não conseguem ler e que tens de escrever num campo de preenchimento para concluir uma subscrição ou registo. Quando emites o comundo habitual de registo ao NickServ, ser-te-á pedido que respondas a uma pergunta aleatória simples. Se a resposta estiver correcta ser-te-á enviado o normal e-mail AUTH que terá de ser concluido como é habitual. Se a resposta estiver errada ser-te-á pedido que tentes novamente. As perguntas são mesmo simples e serão actualizadas todas as semanas.

O comando para registar o teu nick é o seguinte:

/nickserv register password endereço de email

O utilizador recebe uma notificação do NickServ com a pergunta.

/nickserv register password email address resposta

Exemplo:

/nickserv register AmoOsDocesPass12 janet@amantededoces.ca

-NickServ- Antes de poderes registar o nick AmoOsDoces, tens de responder a esta pergunta:
-NickServ- Qual é o nome do Marco?
-NickServ- Para responder, tecla: /msg NickServ@services.dal.net REGISTER AmoOsDocesPass12 janet@amantededoces.ca resposta_aqui
-NickServ- Para mais informação, por favor visita http://www.dal.net/kb/view.php?kb=188 ou entra no Canal de Ajuda Oficial da DALnet #DALnetHelp, #IRCHelp e #Help

/nickserv register AmoOsDocesPass12 janet@amantededoces.ca Marco

Where AmoOsDocesPass12 seria a password, janet@amantededoces.ca seria o endereço de email a funcionar e Marco seria a resposta para a pergunta dada.

Onde AmoOsDocesPass12 seria a password e janet@amantededoces.ca seria o endereço de email válido.

Existem muitas coisas que deves ter em mente quando escolhes uma password. Por favor vê o Guia de Passwords da DALnet em http://docs.dal.net/docs/passwordspt.html para informação adicional sobre este tema.

Ser-te-á requerido que confirmes o registo do teu nick antes que possas aceder a todas as características disponíveis dos serviços. Daí ser muito importante tu usares um endereço de email válido. Por favor vê a secção 3 para mais informação.

2 · Como identificar o teu nick

Ser-te-á requerido que te identifiques ao teu nick antes de poderes ser capaz de usar um conjunto de comandos. Existem actualmente várias formas de identificares-te, sendo as duas mais populares:

/msg nickserv@services.dal.net identify nick password
/nickserv identify nick password

É possível identificar-se a um nick que não estejas a usar no momento. Se somente desejas identificares-te ao teu nick actual, então o parâmetro nick pode ser excluído. Exemplos:

/msg nickserv@services.dal.net identify AmoOsDocesPass12
/msg nickserv@services.dal.net identify AmanteDeDoces AmoOsDocesPass12
/nickserv identify AmoOsDocesPass12
/nickserv identify AmanteDeDoces AmoOsDocesPass12

Outros métodos de identificação ao NickServ incluem:

/quote nickserv identify nick password
/identify nick password
/services identify nick password

Tal como com os comandos prévios, o parâmetro nick é opcional se apenas desejares identificar-te ao nick que estás a usar nesse momento.

NOTA: É uma boa ideia escrever todos os comandos de serviços na janela de status (ou, se o teu cliente de IRC não tiver uma janela de status, outro local que não seja um canal ou uma janela de mensagem com alguém) para evitar que acidentalmente mostres a tua password. Por exemplo, mostrar a tua password em canal aberto se te tiveres esquecido da barra (/) no comando.

Sob nenhuma circunstância deves tentar identificar a alguém que não seja o NickServ ou ChanServ. Então, se conheceres pessoas com nicks como MickServ, NickSvr, etc. desconfia. Poderias perder o teu nick e todos os privilégios associados a ele, caso a tua password caísse nas mãos de outrém. Tem em conta que tu e apenas tu és responsável por proteger a tua password. Podes encontrar um guia completo sobre impostores de Serviços ou de Operadores de IRC em http://docs.dal.net/docs/ircimpspt.html.

Se não te conseguires identificar ao teu nick, recorda que as passwords são sensíveis às maiúsculas. Isso significa que o NickServ reconhece maiúsculas e minúsculas separadamente, por exemplo, "apple", "APPLE" e "aPPLe" seriam todas passwords diferentes. Por favor, assegura-te que estás a teclar a tua password correctamente. Se continuares a receber uma mensagem de erro, tenta o comando SENDPASS descrito em http://docs.dal.net/docs/nickservpt.html. Se isso não funcionar, tenta encontrar um Operador de IRC. Instruções sobre como encontrar um podem ser obtidas em http://docs.dal.net/docs/findoperpt.html.

3 · Como confirmar o teu registo

Dentro duma hora ou perto, receberás um email de "DALnet User Registration" enviado para o endereço que estabeleceste. Neste email ser-te-á dado o teu código de autorização (AUTH) e como usá-lo, para completar o registo do teu nick.

Se o teu cliente de email suportar, a forma mais fácil de autorizar o teu registo é clicar no endereço Web contido no email (começando com "http://users.dal.net/cgi-bin/verify.cgi?"). Se no entanto isto não for possível para ti, então faz o seguinte:

  1. O email que te foi enviado contém um comando que podes usar para enviar o código de autorização. Se for possível, copia este comando para o buffer de paste do computador. Se não podes fazer isso, escreve-o com cuidado num papel.

  2. Conecta-te à DALnet (irc.dal.net 7000). E (se for necessário) altera-te para o nick em questão.

  3. Se copiaste o comando, faz paste dele no teu cliente de IRC. Se o escreveste, tecla-o.

  4. Envia o comando. Deves receber confirmação do NickServ de que foste autorizado. (Em alguns clientes de IRC, isto aparecerá na tua janela de status.)

    -NickServ- Mission accomplished! The nick YourNick is fully
    -NickServ- registered. You now have access to change your nick
    -NickServ- settings, send memos to other users and use DALnet's
    -NickServ- registered user web site at http://users.dal.net

Se necessitares usar "/quote nickserv" ou "/msg nickserv@services.dal.net", simplesmente copia/cola o resto do comando do teu email a seguir à parte do comando "/nickserv".

Caso tentes usar um código de AUTH para um nick que já esteja completamente registado, o NickServ responder-te-á assim:

-NickServ- This nick is already fully registered.

4 · Alterar o teu endereço de email

Pode ser que queiras alterar o endereço associado ao teu nick.

O comando efectivo para alterar um endereço de email é:

/nickserv set email nickpass endereço email

Por exemplo:

/nickserv set email mipass123 janice@delicioso.net

Por favor, nota que a alteração de email não terá efeito até que a tenhas completado com um novo código de autorização que será enviado para o endereço de email do nick. Alterar um endereço de email é um processo de dois passos. Quando uma alteração de email é pedida, um email será primeiro enviado para o endereço actual. Este email explicará que uma alteração de endereço foi pedida e dar-te-á a oportunidade de abortar a alteração dentro de 72 horas. Se a alteração não for abortada após 72 horas, um email de confirmação será enviado para o novo endereço, permitindo ao utilizador completar a alteração.

Podes usar o comando SET EMAIL sem nenhuns parâmetros para ver o endereço de email actual estabelecido para o teu nick:

/nickserv set email

5 · Porque é importante estabelecer um endereço de email

5.1 Privilégios dum nick completamente registado

A partir de 31 de Outubro de 2000, a DALnet requereu que cada nick registado tivesse colocado um endereço de email válido. Nicks sem um endereço de email associado expiravam nessa data.

Alguns dos privilégios que tens antes que o nick seja autorizado inclui o seguinte:

  • Podes usar o comando identify

  • Podes usar o comando set email

  • Podes usar o comando drop

  • Podes entrar em http://users.dal.net

Os privilégios não disponíveis para um nick parcialmente registado incluem o seguinte:

  • Não podes usar o MemoServ para enviar e receber memos

  • No podes usar a lista de acesso do NickServ (o comando access)

  • Estes comandos do NickServ não te estão disponíveis: set enforce, set url, set mailblock, set noop, ghost, recover e release

Para informação adicional sobre estes comandos, por favor visita http://docs.dal.net/docs/nickservpt.html, tecla /nickserv help enquanto estás na DALnet, ou visita http://www.dal.net/services.

5.2 Enviar passwords através de email

O propósito completo de estabelecer um endereço de email para o teu nick é para que uma password esquecida possa ser enviada para ti através de email. Este é um meio mais seguro de obter passwords perdidas em vez de tentar convencer um CSop que és o verdadeiro dono do nick. Quando uma password é requerida para um nick, é enviada ao endereço de email actual associado a esse nick.

NOTA: É da tua responsabilidade manter um bom acesso de segurança para o teu email. Se a tua conta de email está protegida através de password, usar a mesma password para o teu email que usas para o nick, não é boa ideia. Pois se caso uma password for descoberta, as hipóteses são de que coisas associadas à mesma password possam também estar comprometidas.

Como funciona este processo de password? Desde 12 de Julho de 2001, a DALnet permite aos seus utilizadores que as suas passwords lhes sejam enviadas através do comando SENDPASS. Deves ter o endereço de email do nick quando pedes um nick SENDPASS e o mesmo se aplica ao endereço de email para o nick do fundador quando pedes um canal SENDPASS. Apenas um SENDPASS por endereço de email é permitido em cada 72 horas. Daí, se alguém se esquecer ambas as passwords do nick e canal, terá de esperar.

A segurança da password é ainda mais protegida por uma segunda restrição. Apenas um certo número de SENDPASSes podem ser pedidas pelo mesmo IP ou host numa certa quantidade de tempo.

A sintaxe do comando SENDPASS é explicada em http://docs.dal.net/docs/nickservpt.html.

O CSOps continuam ainda disponíveis para questões de passwords e propriedade que um utilizador não possa resolver por ele mesmo. O teu endereço de email não é revelado ao IRCop durante um SENDPASS. O NickServ maneja o envio do email automaticamente.

Uma vez mais, instruções sobre como encontrar um IRCop podem ser encontradas em http://docs.dal.net/docs/findoperpt.html.

6 · Privacidade dos endereços de email

A declaração da DALnet sobre privacidade de emails, está disponível em http://www.dal.net/emailinfo.htm. Esta descreve a política firme que a DALnet tem sobre a protecção do teu email. Sob nenhuma circunstância a DALnet facultará a lista de endereços de email a ninguém. Se estás preocupado em relação à privacidade do teu endereço de email, por favor lê a declaração.

Uma vez mais, os Operadores de IRC que pedem ao NickServ que envie passwords aos utilizadores não vêem o endereço de email, uma vez que isto é um processo automático.

Os outros utilizadores não serão capazes de ver o teu endereço de email, excepto caso queiras. Se não fizeres nada em relação ao teu endereço de email após o teres colocado, ninguém será capaz de o ver. Se desejas mostrar o teu endereço de email na tua informação visível do NickServ (disponível com /nickserv info teunick), podes colocar isso como se segue. Após identificares-te ao teu nick, tecla este comando:

/nickserv set showemail on

Caso mudes de opinião e desejes remover o teu email da tua informação visível, o comando é:

/nickserv set showemail off

Como se disse anteriormente, a segurança do teu email é da tua responsabilidade. A DALnet não é responsável por mensagens de spam ou passwords roubadas devido à negligência do dono. Embora o uso de SHOWEMAIL tenha as suas vantagens caso te esqueças do email e da password e queiras usar SENDPASS, as pessoas podem ver o teu endereço de email e podem enviar-te correio spam. Se partilhas a tua conta de correio com mais alguém, esse alguém pode conseguir obter a tua password do nick. Estritamente falando, as passwords são confidenciais e não devem ser partilhadas.

Se não desejas usar o teu endereço de email real, por favor usa uma das muitas contas gratuitas de email disponíveis na web. No entanto, é seguro não usar essas contas gratuitas devido à ameaça de segurança que pode surgir. Também, por favor mantém o teu endereço de email colocado actualizado. A DALnet não se pode responsabilizar por nicks que tenham um endereço de email inválido colocado.

6.1 "Não quero dar-te o meu endereço de email"

Este é certamente um direito teu. No entanto, gostaríamos de salientar que a DALnet é um serviço gratuito. Existem inúmeros outros serviços gratuitos por aí que podem pedir-te o teu endereço de email de forma a servir-te melhor. A DALnet não te obriga a registar o teu nick para poderes usar os nossos servidores.

Para aqueles que são realmente sensíveis em relação à sua privacidade de email, recomendamos que obtenhas um serviço de email gratuito para completar o registo do teu nick. Uma vez isso feito, podes esquecer em relação a esta conta de email caso queiras. No entanto, tem em consideração que se fizeres isto, perder-se-ão todos os direitos para assistência em relação a passwords no futuro.

7 · Solução de problemas e Perguntas Frequentes (F.A.Q)

Pergunta: O NickServ diz-me que o código AUTH está incorrecto. Que devo fazer?

Resposta: Primeiro assegura-te que o número que introduziste está correcto. Isto é a razão pela qual se recomenda usar copy e paste quando é possível. Também é possível que tenhas mudado o teu endereço de email e que estejas a introduzir o número para o endereço antigo. Por favor lê o email que recebes na totalidade para teres a certeza que o número que estás a introduzir é o código de autorização (AUTH) para esse nick. Ao estabelecer emails para vários nicks, confusões como estas podem acontecer com facilidade.

Em adição, se alteraste o teu endereço de email desde o último registo, um novo código de autorização seria enviado à segunda conta de email. Apenas este novo código de autorização funcionará para o completar o teu registo de nick.

Também podes solicitar outro código de autorização aos serviços ao limpares o teu endereço de email com o comando SET EMAIL (secção 4). Se o NickServ te diz que já estabeleceste o endereço de email então podes contornar o problema especificando um endereço de email falso antes de estabelecer novamente o teu email real.

Pergunta: Quando tentei estabelecer o meu endereço de email, cometi um "typo" (erro de escrita). Que devo fazer?

Resposta: Desde que seja dentro das 24 horas do tempo em que registaste o teu nick, podes alterar isso. Primeiro identifica-te ao teu nick (secção 2). Depois podes usar o comando SET EMAIL (secção 4) para colocar o endereço de email correcto.

Por favor recorda que se o endereço original não estava correcto, não receberás o primeiro código de AUTH dos Serviços. Quando receberes a mensagem de email no endereço correcto, continua e introduz o código de AUTH como se explicou acima.

Pergunta: Alguém está a usar o meu nick meio registado. Como é que posso recuperá-lo se não posso usar os comandos RECOVER ou GHOST?

Resposta: Verifica o teu email para o código de autorização e introdu-lo de forma a completar o registo do teu nick. Uma vez isto feito, os comandos RECOVER e GHOST estarão disponíveis para ti, podendo impedir que outros usem o teu nick.

Pergunta: Não recebi o meu código de AUTH por email. Que devo fazer agora?

Resposta: Existem muitas razões pelas quais isto pode acontecer. A primeira é que podes ter teclado mal o teu endereço de email. Podes verificar o que o NickServ crê ser o teu endereço usando:

/nickserv set email

Se o endereço de email estiver incorrecto, podes usar o seguinte para colocar o endereço de email correcto:

/nickserv set email nickpass endereço de email

Outra razão poderá ser que exista lag na mensagem que te está a ser enviada. Se muitas pessoas estabeleceram os seus endereços de email para os seus nicks, o tempo de espera das mensagens a serem enviadas poderá ser longo. Por favor espera pelo menos seis horas antes de pedires ajuda.

Pode ser que não estejas a colocar um endereço de email válido. Deves usar um endereço de email que realmente funcione. Se não quiseres utilizar o teu endereço oficial, por favor encontra uma conta gratuita de email na web. Recorda, depende de ti manter este endereço activo, uma vez que é para o qual que quaisquer passwords poderão ser enviadas caso as esqueças. Também, um endereço de email da DALnet não é um endereço válido para este propósito. Vê a secção 6.1 para informação adicional.

Pergunta: Creio que alguém hackou a password para o meu nick e o meu email.

Resposta: A segurança de passwords é da tua responsabilidade.

Tenta que a tua password seja enviada para ti usando o comando SENDPASS descrito em http://docs.dal.net/docs/nickservpt.html. Se isto não funcionar, por favor vai a #OperHelp e espera que alguém que tenha op no canal te dê voz (+). Não respondas a mensagens de ninguém que não seja op. Existe um documento de ajuda que trata de como encontrar um Operador de IRC enquanto estás na DALnet. Podes aceder a ele a partir de http://docs.dal.net/docs/findoperpt.html.

Aqui estão algumas instruções para uma boa segurança das passwords:

  • Escolhe uma password que tenha pelo menos sete caracteres e contenha maiúsculas e minúsculas bem como alguns números.

  • Nunca tecles comandos de Serviços numa janela de canal, usa sim outra janela (por exemplo, a de status se o teu cliente de IRC tiver uma).

  • Não guardes passwords no teu computador, uma vez que outros podem conseguir acesso com ou sem o teu conhecimento. Também deves ser cuidadoso em relação aos scripts que uses. Alguns deles permitem a outras pessoas não só roubar as tuas passwords, bem como controlar o teu computador.

  • Se identificares o teu nick a partir dum cybercafe, biblioteca ou outro lugar público, assegura-te que ninguém mais pode ver a tua password e que nenhum script de roubo de passwords está carregado. Também será prudente assegurares-te que o "logging" está desactivado.

  • Nunca partilhes passwords com ninguém e está consciente de que ninguém da DALnet pedir-te-á a tua password. A única ocasião em que podem perguntar sobre a tua password, será um CSop ao qual tu pediste ajuda primeiro sobre a tua password.