Guia de Passwords da DALnet

Versão 2.1.3


Última tradução feita por Master_of_Chaos em 2005-10-25

Última revisão feita por Docs () em 2017-05-11

Originalmente escrito por Drakkar () em 1997-02-26

Por favor dirige quaisquer comentários ou feedback acerca deste documento (apenas! não envies solicitações de ajuda!) a docs@dal.net. Se necessitares de ajuda em relação a temas não cobertos por este documento, por favor vê a seguinte informação http://help.dal.net.

Introdução

Isto é um tutorial básico para passwords de nicks e canais. Além de explicar os comandos de passwords, também explica como escolher uma boa password, e oferece outros conselhos. É útil saber como escolher uma boa password não apenas para a DALnet, mas para qualquer razão em que possas necessitar de uma.

Conteúdo

1 · Comandos para Passwords de NickServ e ChanServ

A primeira coisa a discutir é a sintaxe para registo de nicks e canais com os Serviços da DALnet.

Para Registo de Nick, o comando seria:

/nickserv register Password EndereçoEmail

ou

/msg nickserv@services.dal.net register Password EndereçoEmail

Nota: Não é necessário teclar o teu nick, uma vez que o NickServ regista o nick que estás a utilizar actualmente. Também, assegura-te de introduzir um endereço de E-Mail válido uma vez que ser-te-á enviado um email de confirmação.

Podes obter instruções mais detalhadas em http://docs.dal.net/docs/nsemailpt.html.

Para Registo de Canal, o comando seria:

/chanserv register #canal Password Descrição

ou

/msg chanserv@services.dal.net register #canal Password Descrição

Nota: A descrição pode ser uma frase que descreva o canal. Pode ser qualquer coisa, mas deve ser incluída.

Podes obter instruções mais detalhadas em http://docs.dal.net/docs/chanservpt.html.

2 · Escolher uma Password

Existem alguns critérios sobre o que pode ou não ser utilizado como uma password por parte dos Serviços. Estes incluem:

  • As passwords devem ser uma palavra, sem espaços incluídos.

  • Não podes usar o teu mesmo nick como password do teu nick.

  • Não podes usar a palavra "password" como password.

  • As passwords podem ter até 64 caracteres de comprimento.

  • As passwords não podem começar com o sinal de pontuação de dois pontos.

  • As passwords não podem conter nenhum caracter < 33 na tabela de códigos ASCII (caracteres de controle).

  • As passwords são sensíveis a maiúsculas, o que significa que ao usar letras maiúsculas na tua password quando te registas, necessitarás de fazê-lo exactamente igual quando te identificas.

Há várias coisas a ter em mente quando escolhes uma password para o teu nick e canal. Discutiremos essas uma a uma:

  1. Não uses o teu nome real, endereço, número de telefone ou outra qualquer informação como password. Estas são as primeiras coisas utilizadas para tentarem adivinhar a tua password.

  2. Adicionar um número ou letra ao início ou final do teu nick como password é um pouco mais seguro do que usar o teu nome real, mas continua a ser uma ideia má para uma password. Ex: <Jonathan> /nickserv register Jonathan1 email@endereço.com

  3. Uma password não deve estar em Inglês, nem mesmo ser uma palavra real se possível. Existem programas disponíveis que verificam através de todas as palavras num dicionário para ver se a password é uma dessas. Embora os Serviços da DALnet têm protecção extensiva para flood, o que imensamente previne este tipo de cracking de passwords, isto continua a ser uma boa ideia para passwords de forma geral.

  4. Usar variações de letras maiúsculas e minúsculas e outros caracteres na tua password tornará mais difícil adivinhar para aqueles que tentam roubar a tua password, uma vez que aumenta as variações possíveis. Por exemplo: usar "Goober" é bom, mas usar "gOoBEr" é melhor.

  5. Em adição a usar letras maiúsculas, também podes usar caracteres especiais como são os ASCII. Obviamente necessitarás tomar nota da tua password uma vez que será mais difícil de recordar. Um exemplo seria usar ½ (ALT+171) na tua password, em lugar de 1/2.

  6. Caracteres noutros idiomas que não o Inglês, são aceites, como o acento (á).

  7. O melhor tipo de password é uma série total de caracteres aleatórios, mas eles são difíceis de recordar a não ser que sejam anotados. Se tu decides usar uma série de caracteres aleatórios, é melhor escolheres algo que pareça aleatório, mas que signifique algo para ti.

  8. Alguns utilizadores gostam de usar a mesma password para todos os seus nicks e canais. Embora seja mais fácil de recordar, também torna fácil para alguém conseguir acesso a todos os teus nicks e canais, caso consigam acesso à tua password.

  9. Embora apontar a tua password é comunmente aconselhado, assegura-te que não colocas a password onde toda a gente a possa ver. Ex: Num papelinho colado no teu monitor.

Sugestões:

Uma boa forma de criar passwords complexas é pensar numa frase, e depois tirar a primeira ou segunda letra de cada palavra nessa frase. A password resultante parecerá muito aleatória para alguém de fora, mas o utilizador pode facilmente lembrar-se dela da frase e da regra.

Altera a tua password sempre que suspeites que alguém possa tê-la descoberto.

É uma boa ideia alterares a tua password com regularidade.

3 · Identificar-se a NickServ e ChanServ

Em certas ocasiões, ser-te-á requerido que te identifiques ao NickServ ou ChanServ com a tua password. Vais querer te assegurar que o NickServ e ChanServ são quem tu pensas ser. Utilizadores abusivos far-se-ão passar pelo NickServ ou ChanServ numa rede que não seja a DALnet, uma vez que esses nicks podem ser usados por qualquer pessoa. Um guia sobre detectar Serviços da DALnet ou Impostores de Operadores de IRC pode ser encontrado em http://docs.dal.net/docs/ircimpspt.html.

Assegura-te que estás a enviar a tua password para o local certo através da verificação de que estás logado a um servidor da DALnet. O nome do servidor terá "dal.net" nele. Tecla /whois ChanServ ou /whois NickServ, e verifica que a resposta diga "services@dal.net".

Também, assegura-te que usas métodos seguros de identificares-te aos Serviços:

Para identificares-te ao NickServ, usa:

/nickserv identify Password

ou

/msg nickserv@services.dal.net identify Password

ou

/identify Password

Um guia mais detalhado sobre como identificar nicks pode ser encontrado em http://docs.dal.net/docs/nickservpt.html.

Para identificares-te ao ChanServ, usa:

/chanserv identify #canal Password

ou

/msg chanserv@services.dal.net identify #canal Password

ou

/identify #canal Password

Um guia mais detalhado sobre como identificar canais pode ser encontrado em http://docs.dal.net/docs/chanservpt.html.

4 · Se te esqueces da Password

A DALnet permite que a tua password seja enviada para o teu endereço de email. Esta característica é implementada através do comando SENDPASS.

Para que a password do teu nick te seja enviada, usa:

/nickserv sendpass Nick EndereçoDeEmail

Para que a password do teu canal te seja enviada, usa:

/chanserv sendpass #canal EndereçoDeEmail do Fundador

Por favor lê http://docs.dal.net/docs/nsemailpt.html#5.2 para informação adicional.

Se isto continua a não resolver o teu problema de password/propriedade então podes contactar um CSop para ajuda. No entanto, é da responsabilidade do utilizador cuidar de quaisquer/todas passwords de canais e nicks. Faremos o que podermos em situações de problemas, mas isso não poderá ser muito em cada caso.

Antes de procurares um CSop para que te ajude com a tua password, verifica as seguintes coisas:

  1. Estás a usar o comando correcto?

  2. O nick e o canal são teus? Expiraram e foram registados por outra pessoa?

  3. Estás a teclar a password de forma correcta? Lembra-te, as passwords são sensíveis a caracteres maiúsculos e minúsculos.

Se nenhuma das coisas acima funcionam, deves então procurar a ajuda dum CSop. Encontrar um CSop pode ser conseguido através dos seguintes métodos:

/motd services.* dar-te-á uma lista de todos os CSops, podes fazer um /whois a cada um para ver se estão online.

Entra em #operhelp, o canal de ajuda de IRCops. Várias vezes, os CSops estarão lá, ou pelo menos alguém que possa encontrar um estará.

Visita http://docs.dal.net/docs/findoperpt.html

5 · Perder os teus Nicks e/ou Canais

Nós mudamos a maneira como nosso sistema de expiração de apelidos funciona. A partir de hoje, os apelidos deixarão de expirar após 30 dias. Em vez disso, eles serão marcados como "Inativo".

Verifique https://www.dal.net/news/shownews.php?id=137 para obter mais informações.

Se seu pseudônimo foi solicitado e eles o completam, todos os canais registrados para esse pseudônimo expirarão também, exceto que há um sucessor para assumir. http://docs.dal.net/docs/chanserv.html#11.16

Nota: Serviços alterados para não expirarem os usuários identificados on-line mesmo que não se identificassem por 30 dias. Note que você deve usar o nick regularmente enquanto estiver sendo identificado para mantê-lo registrado. Os serviços manterão os apelidos que você não usa e não se identificam por mais de 30 dias, mas como apelidos "Inativos".

Nunca partilhes a tua password com ninguém, independentemente se confias nela ou não. A outra pessoa poderá acidentalmente, ou intencionalmente, dar a password a outra pessoa. A DALnet não ajudará nestas situações, também.

Se tiveres quaisquer perguntas acerca da utilização de passwords na DALnet, #DALnetHelp ou #OperHelp estarão dispostos a ajudar-te.

Alguns outros documentos de ajuda que podem ser de interesse são http://docs.dal.net/docs/exploitspt.html, http://docs.dal.net/docs/annoypt.html e http://docs.dal.net/docs/ircimpspt.html.