1 · Registar um canal
Sintaxe: /chanserv register #canal password descrição
Informação: O comando REGISTER permite a um utilizador registar o seu canal (se este já não estiver registado) rapidamente e sem dor só ao escrever uma linha. Para registar um canal, o utilizador deve especificar o canal, a password e uma curta descrição do canal.
Nota: Sob nenhuma circunstância deves dar a password a ninguém. A DALnet NÃO ajudará com takeovers se tiveres partilhado a tua password. Também, tenta fazer com que a tua password seja algo que poderá ser simples para ti mas que seria difícil de adivinhar para os outros.
Para saber se um canal está registado ou não, tecla /chanserv info #channel, falaremos sobre isto mais adiante. Também, não te esqueças de usar o símbolo # quando estiveres a registar um canal.
Exemplo: /chanserv register #drosdow m3dj35 A minha casa online.
Este comando registaria o canal #drosdow com a password m3dj35 (uma password muito complexa para alguém adivinhar do nada) e a descrição "A minha casa online."
2 · Eliminar um canal
Sintaxe: /chanserv drop #canal [dropcode]
Informação: Este comando permitir-te-á eliminar um canal no qual sejas fundador. Primeiro tens de usar o comando sozinho e depois receberás um código de eliminação que deverás escrever no comando.
Nota: Deves-te identificar como o fundador do canal antes de seres capaz de fazer drop dele.
Exemplo: /chanserv drop #drosdow
Este é o comando inicial, após o qual eu veria algo assim na janela de status:
-ChanServ- Dropping a channel is permanent and cannot be undone!
-ChanServ- To confirm, type: /chanserv DROP #drosdow 13151683216
Após isso, eu escreveria o comando /chanserv DROP #drosdow 13151683216 para finalizar se tiver a certeza.
3 · Identificar-se como sendo o fundador dum canal
Sintaxe: /chanserv identify #canal password
Informação: O comando identify identifica o utilizador como sendo o fundador desse canal e dá ao utilizador acesso aos comandos de fundador. Também podes usar /identify #canal password e /services identify #canal password (Isto poderá não funcionar em alguns clientes).
4 · Recuperar uma password
Sintaxe: /chanserv sendpass #canal email
Informação: O comando sendpass permite ao fundador que a sua password do canal seja enviada para o endereço de email associado ao canal na base de dados dos serviços. Ao usar essa função, será possível ser enviado ao fundador a sua password em caso de perda/esquecimento. O nick de fundador para esse canal deverá ser identificado antes que esse comando possa ser usado.
Nota: Sugerimos que uses um endereço de email permanente que não altere durante o passar do tempo (não um email que veio com o teu ISP, pois poderás mudar de ISP no futuro). Se o teu email tiver sido alterado e perdeste a tua password, não serás capaz de recuperá-la.
Update: Anteriormente, a password actual do canal era enviada directamente para o teu endereço de email. Com efeitos imediatos, o comando SENDPASS funcionará da seguinte forma:
1. Receberás um E-Mail com um código de autorização para confirmar o teu, sobre o qual terás de agir. O código de autorização será válido 72 hors (3 dias).
2. Após concluires a autorização como foi instruído, o ChanServ criará uma PASSWORD NOVA, ALEATÓRIA para o canal, e dar-te-á a nova password, como pedido do teu comando AUTH.
5 · Adicionar/remover/listar SOps
Sintaxe: /chanserv sop #canal add/del/list/wipe [nick]
Informação: Este comando permite ao fundador adicionar ou remover um SuperOperador na lista de acesso do canal. O comando list, no entanto, pode ser acedido por AOps e superiores.
Nota: Os SOps têm acesso a comandos muito importantes (Adição e remoção de AOps, adição e remoção de akicks, etc...) e daí devem ser elegidos com muito cuidado. Não podes ter mais de 100 SOps na lista de acesso do ChanServ. O comando Wipe só pode ser utilizado pelo fundador.
Actualização: Os fundadores já não podem ser adicionados às listas de AOP/SOP/AKICK.
6 · Adicionar/remover/listar AOps
Sintaxe: /chanserv aop #canal add/del/list/wipe [nick]
Informação: Este comando permite a qualquer SOp ou ao fundador adicionar ou remover auto ops do canal. O argumento LIST no comando pode ser acedido por AOps e superiores.
Nota: A lista de AOps está limitada a 300 entradas. O comando Wipe apenas pode ser utilizado pelo fundador.
Actualização: Os fundadores já não podem ser adicionados às listas de AOP/SOP/AKICK.
7 · Adicionar/remover/listar AKicks
Sintaxe: /chanserv akick #canal add/del/list/wipe [nick/host]
Informação: Os AKicks significam Auto kick (chute automático) e podem ser adicionados por um SOp ou por um fundador; no entanto, apenas um fundador pode fazer wipe à lista de akicks. Os akicks podem ser adicionados por nicks ou host. Também, podes especificar padrões de listagem (*palavra*). O wipe só pode ser usado pelo fundador.
Actualização: Os fundadores já não podem ser adicionados às listas de AOP/SOP/AKICK.
8 · Dar/Tirar op a pessoas
Sintaxe: /chanserv op/deop #canal nick
Informação: Este comando é muito simples, permite-te dar ou tirar op a um nick sem teres op nem estares dentro do canal. Tens de ser AOp ou superior para usares este comando.
Nota: Não podes tirar o op a alguém que tenha um acesso ChanServ mais alto do que o teu.
9 · Mass kicking num canal
Sintaxe: /chanserv mkick #canal
Informação: O MKick (mass kick) é usado em caso duma desincronização (mais informação no documento de netsplits) no qual caso o canal tem de ser fechado e reaberto. Este comando faz uma evacuação dum canal de forma completa chutando todas as pessoas para fora, banindo *!*@* (todos), colocando o modo +i (invite only) e +l 1. Quando se faz MKICKing a um canal, tu não podes fazer UNBAN ou INVITE a ti mesmo para o canal. Isto deverá apenas ser utilizado numa situação de takeover.
Nota: Os Masskicks estão limitados a um por hora, e estão apenas disponíveis a SOps/Managers e Fundadores. O comando não pode ser utilizado se alguém superior a ti estiver no canal (os SOps não podem fazer mkick quando o fundador estiver presente).
10 · Mass Deoping num canal
Sintaxe: /chanserv mdeop #canal
Informação: O comando MDEOP tirará o op a todas as pessoas no canal que tenham um acesso ChanServ igual ou inferior à pessoa que usa o comando. (Ex: os AOps podem apenas tirar o op a ops normais e a outros Ops, os SOps só podem tirar o op a outros SOps, AOps e ops normais.)
11 · Definir opções nos canais
O comando SET tem muitos argumentos diferentes que incluem FOUNDER, PASSWD, DESC, MLOCK, OPGUARD, KEEPTOPIC, URL, IDENT, RESTRICT e VERBOSE. Todos estes comandos modificam e alteram a forma como o ChanServ actua no teu canal e deverás tomar algum tempo para familiarizares-te com eles uma vez que eles ajudar-te-ão a manter o teu canal seguro.
Nota: Para usar o comando SET e os seus argumentos, assegura-te que identificaste-te como o fundador do canal (mais informação adiante).
11.1 Alterar o fundador
Sintaxe: /chanserv set #canal founder
Informação: O argumento FOUNDER do comando SET permitirá ao utilizador que use este comando, alterar o fundador do canal para ele próprio.
Nota: O nick que o utilizador está a usar deverá estar registado ou o comando não funcionará.
11.2 Alterar a password dum canal
Sintaxe: /chanserv set #canal passwd passwordvelha passwordnova
Informação: Este argumento alterará a password do canal, duma password velha/antiga para uma nova. É uma boa ideia alterar a password com frequência, cada alguns meses, para melhorar a segurança (mais sobre isto encontra-se na secção de Segurança).
Nota: Deves-te identificar ao canal antes de seres capaz de usar este comando.
Exemplo: /chanserv set #drosdow passwd m3dj35 m3dj36
Este comando alterará a password do canal de m3dj35 para m3dj36
11.3 Alterar a descrição dum canal
Sintaxe: /chanserv set #canal desc novadescrição
Informação: O argumento DESC permite a um utilizador alterar a descrição do seu canal que pode ser vista através do comando /chanserv info (mais informação à frente).
Exemplo: /chansev set #drosdow desc O lugar de Drosdow na web!
Este comando alterará a descrição do canal de #drosdow para 'O lugar de Drosdow na web!'
11.4 Alterar os modos dum canal
Sintaxe: /chanserv set #canal mlock modes
Informação: O comando MLOCK é um dos comandos mais importantes para manter a segurança dum canal. A seguir encontra-se uma lista de todos os modos possíveis e o que cada um faz:
+R - Só nicks registados são permitidos. Muito útil se quiseres parar o ataque de clones, uma vez que a maioria de ataques de clones usam nicks não registados.
+n - Não às mensagens externas. Esta opção impede as pessoas que não estão dentro do canal, de enviar mensagens para esse canal.
+t - Só os ops colocam o tópico. Este comando assegura que quem não tem op não pode alterar o tópico do canal. Existem também algumas definições do ChanServ que podem ajudar com definições mais específicas relativas a tópicos (só os SOps/AOps podem alterar o tópico), falaremos disto mais adiante.
+s e +p - Ambos os comandos fazem com que o canal seja invisível ao usar o comando /list, mas o +s põe-no invisível no whois, ambos os comandos são uma boa forma de manter os utilizadores mal vindos fora do canal.
+i - Esta opção torna o canal fechado a toda a gente, a não ser que um op os convide ou que o ChanServ os convide usando o comando /chanserv invite .
+m - Esta opção impede os utilizadores que não tenham voice ou op, de falarem no canal.
+c - Esta opção desactiva quaisquer códigos de controle (color, bold, underline, reverse) de serem enviados ao canal. Também é muito útil para prevenir ataques de clones.
Para mais informação vê http://docs.dal.net/docs/modespt.html
Nota: Algumas destas opções requerem outro argumento (ex: +l necessita dum número, +k necessita uma password) logo os argumentos necessitam de ser especificados na ordem das opções (ex: +kl password número)
Exemplo: /chanserv set #mystro mlock +ntR-s
Este comando colocará em #mystro +ntR-s o que significa que apenas os ops podem alterar o tópico, não a mensagens externas, só nicks registados podem entrar e a opção secret não pode ser colocada.
11.5 Colocar e remover OPGUARD
Sintaxe: /chanserv set #canal opguard on/off
Informação: Quando este argumento está activado (on) apenas os AOps, SOps, Managers e o fundador do canal podem ter op no canal, todas as outras pessoas perderão o op automaticamente.
11.6 Colocar e remover KEEPTOPIC
Sintaxe: /chanserv set #canal keeptopic on/off
Informação: Se um canal encontrar-se vazio (quando a última pessoa sai do canal), o ChanServ guardará o tópico se esta opção estiver activada de forma a que da próxima vez que alguém entrar o tópico seja restabelecido juntamente com o nick da pessoa que o colocou.
11.7 Colocando uma URL na info
Sintaxe: /chanserv set #canal url [URLaqui]
Informação: Este comando permite-te mostrar a URL do teu canal para que possa ser vista mediante o uso do comando /chanserv info. Para remover uma URL, tecla o comando sem uma URL no final.
11.8 Os ops têm de identificar-se antes de conseguirem op
Sintaxe: /chanserv set #canal ident on/off
Informação: O argumento ident regula se as pessoas podem obter op num canal de forma automática sem se terem de identificar (lista de acesso) ou se têm de identificar-se antes. (Por favor lê http://docs.dal.net/docs/nickservpt.html#5 para mais informação sobre as listas de acesso).
11.9 Restringir um canal para AOps e superiores
Sintaxe: /chanserv set #canal restrict on/off
Informação: O argumento RESTRICT, quando está activado (on), não permite que pessoas que não estejam na lista de acesso do canal entrem no canal, e se entrarem, são automaticamente chutadas e banidas pelo ChanServ.
11.10 Colocando o VERBOSE
Sintaxe: /chanserv set #canal verbose on/off
Informação: O argumento VERBOSE, quando está activado (on), notificará os ops do canal de quaisquer alterações feitas na lista de acesso (ex: adicionar/remover aops, adicionar/remover sops, adicionar/remover akicks).
Um exemplo duma mensagem produzida pelo verbose poderia ser:
-ChanServ:@#drosdow- [VERBOSE] Mystro!mystro@sun.2kservices.com => aop #drosdow add |Mystro|
11.11 Especificar quem pode alterar o tópico
Sintaxe: /chanserv set #canal topiclock founder/sop/off
Informação: O comando TOPICLOCK, quando está activado (on), permitir-te-á especificar quem será capaz de alterar o tópico: Tu (o fundador), um SOp, ou qualquer outro (off).
11.12 Permitir aos utilizadores que entrem ficarem com op
Sintaxe: /chanserv set #canal leaveops on/off
Informação: Este comando quando está activado (on), não tirará o op ao primeiro utilizador que entre no canal independentemente do facto dele ser um op ou não. Se estiver desactivado (off) (o que está por default) tirará o op a qualquer pessoa que não seja AOp ou mais elevado. É recomendável não alterar esta definição por questões de segurança.
11.13 O fundador não necessita identificar-se
Sintaxe: /chanserv set #canal unsecure
Informação: Este comando, quando está activado (on), permitirá a qualquer pessoa que esteja na lista de acesso do nick do fundador para fazer alterações no canal que apenas o fundador pode fazer. Isto poderá ser uma grande quebra de segurança se o fundador não tiver uma lista de acesso de nickserv (por favor vê o documento de NickServ para mais informação. A DALnet sugere que não modifique-se esta opção.
11.14 Tornar um canal privado
Sintaxe: /chanserv set #canal private on/off
Informação: Esta opção quando está activada (on), impedirá o uso do comando /chanserv invite. Apenas AOps e superiores serão capazes de ver o tópico do canal quando usarem /chanserv info #nomedocanal. Também só permitirá o acesso a pessoas que saibam acerca do canal.
11.15 Especificar quem pode enviar memos a todo o canal
Sintaxe: /chanserv set #canal memo none/aop/sop/founder
Informação: Este comando permite ao fundador especificar quem pode enviar memos ao canal. Quando o nível está estabelecido para none, ninguém pode enviar memos; quando o nível está em AOp, todas as pessoas no lista de acesso do ChanServ podem enviar memos, quando o memo está em SOp apenas o fundador e os sops podem enviar memos, e quando a opção está em founder, apenas o fundador do canal pode enviar memos ao canal.
11.16 Especificar o sucessor dum canal
Sintaxe: /chanserv set #canal successor nickname / -
Informação: Este comando permite ao fundador especificar o sucessor dum canal caso o nick do fundador expire. Quando e se o nick expirar, o canal será entregue ao sucessor com todos os direitos e privilégios do fundador. Se desejares desactivar a opção de sucessor no teu canal, usa um hyphen ("-") em vez dum nick. Se o nick do fundador expira, e o canal tem sucessor, o seguinte ocorrerá: Um memo é enviado ao sucessor do canal com um código de autorização (AUTH code). O sucessor deverá usar este código para autorizar-se a si mesmo no canal durante esses 10 dias. Se o sucessor o fizer, uma password aleatória é gerada que pode ser utilizada para a identificação e tornar-se o fundador. Se o nick do sucessor expirar, ou se o sucessor não toma nenhuma acção no período de 10 dias, o canal expirará normalmente. Um utilizador pode impedir a ele mesmo de ser adicionado como sucessor dum canal se tiver activa a opção NOOP no seu nick (ver http://docs.dal.net/docs/nickservpt.html#6.7)
11.16.1 ·Remover-te como sucessor
Se quiseres-te remover como sucessor dum canal, podes usar o seguinte comando:
Sintaxe:/chanserv successor #canal DEL
Nota: Deverás estar a usar o nick que está listado como sucessor e deverás identificá-lo.
Exemplo: /chanserv successor #DALnetHelp DEL
Podes ver os canais em que estás listado como sucessor indo a http://users.dal.net. Faz login com o teu nick registado e password, depois escolhe do menu de navegação "DAL Channels" e depois selecciona a opção "What channels am I Successor in?"
11.16.2 ·Reenviar o pedido de autorização
Sintaxe:/chanserv sendauth #canal S
Informação: Quando o nick do fundador expira, será enviado ao sucessor um código de autorização enviado pelo MemoServ para obter acesso ao canal. Se o primeiro memo falhar, o sucessor pode fazer novamente o pedido de autorização para ser enviado novamente através do MemoServ usando o comando.
11.17 Adicionar um manager ao canal
Sintaxe: /chanserv manager #canal addnick
Sintaxe: /chanserv manager #canal delnick
Os fundadores podem agora adicionar até 5 managers ao canal deles. Os managers têm *quase* controlo completo sobre o canal com a excepção de alterar quem detém a propriedade do canal.
Os managers de canal podem: - Gerir a lista SOP (adicionar/remover SOPs) - Apagar por completo as listas AOP/SOP - Alterar a descrição do canal - Colocar/remover OPGUARD - Colocar/remover MLOCK - Colocar/remover IDENT - Colocar/remover KEEPTOPIC - Colocar/remover RESTRICT - Colocar/remover URL - Colocar/remover VERBOSE - Colocar/remover TOPICLOCK (a não ser que esteja locked para fundador) - Colocar/remover LEAVEOPS - Colocar/remover PRIVATE - Colocar/remover o nível de MEMO level (a não ser que esteja locked para fundador) - Ver o nick do sucessor com ChanServ INFO Os managers de canal *NÃO* podem: - Alterar channel password - Alterar o fundador - Colocar/remover o sucessor - Colocar/remover mailblock - Adicionar/remover outros managers - Colocar/remover UNSECURE (actualmente avariado e não faz nada) - Usar sendpass
11.18 Colocar a opção de mailblock no canal
Sintaxe:/chanserv set #canal mailblock on/off
Informação: Este comando permite ao fundador dum canal colocar on/off o mailblock do seu canal, activando ou desactivando a opção da password do canal ser enviada para o email no caso de ter perdido a password.
Nota: Ao activar esta opção, o fundador deixa de ter a opção de recuperar a sua password caso seja perdida/esquecida. Esta opção NÃO deverá ser activada a não ser que o fundador tenha absoluta certeza que não vai esquecer/perder a password.
12 · Convidar-te a ti mesmo a um canal
Sintaxe: /chanserv invite #canal
Informação: Este comando convidar-te-á a um canal que possa ter as opções +R/+O/+i/+l/+k/+b ou a um canal em que tenhas sido banido por alguém. Deves ser AOp ou superior para poderes usar esse comando.
13 · Ver o acesso de uma pessoa
Sintaxe: /chanserv acc/access #canal [nick]
Informação: Este comando permite a um AOp ou superior ver o acesso que ele ou alguém tem no canal. O acesso é mostrado numericamente, abaixo estão as definições:
-2 = O Canal está congelado ou encerrado.
-1 = O utilizador está AutoKICKado do canal.
0 = O utilizador tem acesso normal.
10 = O utilizador tem acesso AOP.
20 = O utilizador tem acesso SOP.
30 = O utilizador tem acesso MANAGER.
40 = O utilizador tem acesso de fundador via uma máscara na lista de acesso ao NickServ.
50 = O utilizador tem acesso de fundador via identificação ao NickServ.
60 = O utilizador tem tem acesso de fundador via identificação ao ChanServ.
Nota: Tens de ser AOp ou superior para poderes usar este comando.
Exemplo: /chanserv acc #drosdow Drosdow
A seguinte resposta será dada pelo ChanServ:
-ChanServ- Mystro ACC #mystro 50 (Fundador)
14 · Porquê uma pessoa tem op?
Sintaxe: /chanserv why #canal nick
Informação: O comando WHY faz a mesma coisa que o comando ACC/ACCESS, mas no entanto dá-nos o status do utilizador na forma de AOp/SOp/Fundador sem o nível de acesso. Também dir-te-á quando alguém estiver a usar um nick diferente dizendo o nick através do qual ele tem acesso para ficar com op.
Nota: Necessitas ser AOp ou mais elevado para usar este comando.
Exemplo: /chanserv why #mystro mystro
Aqui está o que o ChanServ responderia:
-ChanServ- Mystro has FOUNDER access to #mystro. Reason: Identification to services with the channel password. Channel Frozen: NO
15 · Tirar um ban a ti mesmo e a outras pessoas
Sintaxe: /chanserv unban #canal [nick/*/nick!user@host]
Informação O comando UNBAN tirará o ban a todas as máscaras que correspondam ao teu nick!user@host se não especificares um nick. Os AOps podem também tirar o ban a um utilizador específico ou a um host. Os SOps podem tirar o ban a tudo especificando o sinal * em vez dum nick.
16 · Contar os AOps/SOps e AKicks
Sintaxe: /chanserv count #canal
Informação: Este comando conta todos os AKicks, AOps e SOps dum canal e dá-te o número numa resposta.
Exemplo: /chanserv count #mystro
Isto dar-nos-á o seguinte:
-ChanServ- Channel: #mystro - AOP: 27 SOP: 3 AKICK: 9
17 · Listar Aops, Sops, Managers e Fundador do canal.
Syntax: /chanserv listops #canal
Informação: Este comando lista todos os AOPs, SOPs, managers e fundador do canal. Limitado a AOPs ou acima.
Exemplo: /chanserv listops #docsteam
Isto devolverá o seguinte:
-ChanServ- Founder:
-ChanServ- Fredfred (fredfred@staff.dalnet)
-ChanServ- Manager[s}:
-ChanServ- Sop(s):
-ChanServ- eDdYk0nG (eddykong@118.128.268
-ChanServ- Zappu (zappu@123.345.789)
-ChanServ- Aop(s):
-ChanServ- Uzay (uzay@123.123.123)
18 · Encontrar informação sobre um canal
Sintaxe: /chanserv info #canal>
Informação: O comando INFO permite ver a informação especifica acerca de canais (opções de ChanServ, tópico, data de registo, última data em que alguém teve op, etc).
Exemplo: /chanserv info #mystro
Este comando dar-nos-á a seguinte informação:
-ChanServ- Info for #mystro:
-ChanServ- Founder : |Mystro| (mystro@66.38.188.104)
-ChanServ- Mode Lock : +nt-ilk
-ChanServ- Description: My little home on the net.
-ChanServ- Options : Verbose
-ChanServ- Memo Level : AOP
-ChanServ- Registered : Thu 09/30/1999 03:07:00 GMT
-ChanServ- Last opping: Sat 04/21/2001 13:54:14 GMT
-ChanServ- *** End of Info ***
Isto mostra que o fundador é |Mystro| com o host mystro@66.38.188.104, os modos do canal são +nt-ilk, e a descrição é 'my little home on the net.' etc.
19 · Segurança num Canal
Agora que familiarizaste-te com todos os comandos do ChanServ, é altura de moveres-te para um tópico muito importante: A segurança dum canal. Cada dia, muitas pessoas entram em canais tais como #operhelp de forma a receber ajuda sobre takeovers de canais, passwords esquecidas, etc... Aqui estão algumas tácticas que te irão ajudar a lutar contra todos os problemas de segurança.
1) Coloca a tua password em maiúsculas e minúsculas, e também usa números. Isto torna muito mais difícil adivinhar as passwords.
2) NUNCA JAMAIS dês a tua password a alguém a quem não confies a tua vida. A DALnet não ajuda os utilizadores que partilharam a sua password e que mais tarde descobriram que teve mau uso.
3) Adiciona os SOps com muito cuidado. Também, adiciona AOps com muito cuidado. Não adiciones à lista de OP qualquer pessoa que não conheças bem.
4) Uma vez que o canal esteja registado, o Chanserv coloca o MLOCK +nt-k, logo, se quiseres colocar uma password para o teu canal, terás de remover o -k do MLOCK e manter o +nt para protecção do canal. A sintaxe de remoção de MLOCK é: /chanserv set #nomedocanal mlock +nt
5) Não cries um script de auto-identify. Se o fizeres, assegura-te que não dás o script a ninguém ou poderás estar em sarilhos sérios.
6) Altera a tua password pelo menos uma vez cada dois meses.
Isto é tudo amigos. Poderás querer dar uma espreitadela ao documento de Passwords (http://docs.dal.net/docs/passwordspt.html) para mais informação a respeito das passwords.
20 · Expiração do canal
Um canal expira quando nenhum op ou o fundador faz * não * se juntar dentro de 30 dias. Para manter seu canal registrado por mais tempo, você precisa se juntar ao seu canal pelo menos uma vez por mês para mantê-lo ativo. Além disso, você precisa adicionar o Gerenciador / Sop ou Aop para manter o canal no caso de você estar ocupado e não pode se conectar à DALnet por qualquer motivo. Para obter mais informações sobre como adicionar ops, visite http://docs.dal.net/docs/csaccesspt.html#4.2.
Um problema comum que a maioria dos fundadores do canal enfrenta é Opping pessoas desconhecidas. Para desenvolver e proteger o seu canal, verifique http://docs.dal.net/docs/chandevpt.html#4 , para obter mais instruções.
Nota: Se o canal for não mais registrado e coletado por outro usuário, você não pode recuperá-lo até que ele expire após 30 dias devido à inatividade. Para mais informações, junte-se #OperHelp.
21 · Conclusão
Agora que estás familiarizado com os comandos do ChanServ, estás preparado para os privilégios e responsabilidade de ser um fundador. Também poderás querer verificar os documentos do NickServ para alguma informação sobre os comandos do NickServ e opções.
Para mais informação sobre AKicks, AOps, e SOps por favor lê o documento de acesso ao ChanServ em http://docs.dal.net/docs/csaccesspt.html
Por favor dirige quaisquer comentários ou feedback acerca deste documento (apenas! não envies solicitações de ajuda!) a docs@dal.net. Se necessitares de ajuda em relação a temas não abrangidos por este documento, por favor vê a seguinte informação http://help.dal.net.